Nesta quinta-feira (25), Raul Nantes igualou um recorde pessoal na Champions League de handebol masculino e entrou na lista dos 20 maiores artilheiros da atual edição do torneio, ainda que não tenha conseguido ajudar a evitar a derrota de sua equipe.
O brasileiro marcou cinco gols na queda do Dínamo Bucareste, da Romênia, em casa para o Flensburg, da Alemanha, por 28 a 20, em partida válida pela 8ª rodada da fase de grupos da competição. Com isso, Raul Nantes já soma 36 gols em oito partidas da Champions League.
+Barcelona toma virada de time polonês em partida da Champions
Até então, o recorde de gols de Raul na Champions era 35. Na edição de 2012/13 do maior torneio de clubes de handebol do mundo, o brasileiro atuava pelo Ademar Leon, da Espanha.
Raul Nantes iguala o número de anotações do norueguês Sindre Heidal e ocupa a 18ª colocação na lista de maiores goleadores por ora. Não é, no entanto, o maior artilheiro de sua equipe até aqui. O romeno Valentin Marian Ghionea tem 38 e ocupa a 14ª colocação na lista, liderada pelo francês Dika Mem, do Barcelona, com 50 tentos.
Vale destacar que Raul Nantes é o único jogador não europeu a figurar nessa lista de artilheiros.
Apagão no segundo tempo
A marca foi insuficiente para ajudar sua equipe, no entanto. O Dínamo Bucareste simplesmente parou de fazer gols e ajudou a consagrar o goleiro alemão Benjamin Buric, autor de impressionantes 17 defesas em 37 arremessos (45,6% de aproveitamento).
Apesar da larga derrota em casa, o primeiro tempo foi muito parelho. Sem a presença da torcida por conta da situação da pandemia na Romênia, o Dínamo e o Flensburg ficaram sempre parelhos no placar nos 30 primeiros minutos, que terminaram em 13 a 13. Raul Nantes foi um dos destaques ofensivos do Dínamo Bucareste anotando dois gols em três arremessos. O romeno Valentin Marian Ghionea foi o maior anotador da equipe e da 1ª etapa com cinco tentos.
Já na etapa final, ocorreu o ‘apagão’. O Dínamo passou a errar mais do que vinha errando no ataque, desperdiçando sete metros e ataques cara a cara com o goleiro. Os únicos dois gols marcados em 17 minutos foram do brasileiro. Com isso, o Flensburg se aproveitou abriu cinco gols de vantagem (20 a 15), praticamente matando o jogo. A equipe de Raul Nantes até tentou, mas o goleiro alemão parou tudo, incluindo cinco dos oito arremessos de Raul.
O brasileiro terminou portanto com cinco gols em 11 tentativas e foi o maior goleador de sua equipe no duelo junto com o egípcio Mohamed Mamdouh.
Classificação
A equipe de Raul é a lanterna do grupo B da Champions com apenas duas vitórias em oito jogos, totalizando 4 pontos. Já o Flensburg é o 5º colocado com três vitórias, um empate, uma derrota e 7 pontos conquistados. No mesmo grupo, o Barcelona, de Haniel Langaro e Thiagus Petrus, é atualmente o 3º.
O próximo compromisso do Dinamo Bucuresti na Champions League de handebol masculino será diante do Telekom Vesprém, da Hungria, em confronto fora de casa. A partida acontece na próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro.