Na última rodada do Torneio 4 Nações de Handebol Masculino o Brasil enfrentou a Argentina, neste domingo, em São Bernardo do Campo. Após as vitórias contra o Uruguai e o Chile, a seleção brasileira venceu os argentinos por 26 a 23 e conquistou o título da competição. Para toda equipe verde e amarela o resultado é o primeiro passo no ciclo olímpico visando Tóquio 2020.
+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO TORNEIO QUATRO NAÇÕES DE HANDEBOL
No primeiro tempo, as seleções começaram impondo um jogo muito físico, brigado, dificultando todas as ações na partida e com poucos momentos de liberdade para os dois lados. Depois dos primeiros minutos de marcação forte e equilíbrio no confronto, o Brasil conseguiu impor seu ritmo e abrir uma pequena vantagem. A Argentina tentou uma reação, mas a defesa brasileira mantinha a agressividade e as saídas para os contra ataques, marca da equipe na competição, com isso os donos da casa foram para o intervalo ganhando por 14 a 9.
Na segunda etapa de partida, o Brasil começou melhor, da mesma maneira, com a defesa mantendo a vantagem e saídas rápidas para o contra ataques. Após os 15 primeiros minutos, a Argentina melhorou sua defesa e começou, aos poucos, a cortar a vantagem no placar, até deixar em apenas um gol. Nesse momento de equilíbrio, a equipe brasileira voltou a defender bem e definir os ataques com eficiência, voltou a abrir distância no marcador, e venceu por 26 a 23.
O técnico do Brasil, Washington Nunes, valorizou o período em que a seleção esteve junto. “Quando começamos a fase de treino, tínhamos alertados os meninos que algumas coisas precisam ser mudadas e melhoradas, como as ações de passe e transição e as ações de superioridade numérica, e foram três pontos da equipe hoje. Tivemos boa consistência ofensiva, criamos bastante oportunidades, mas paramos algumas vezes nas defesas do goleiro. Isso tem que ser melhorado. Já no sistema defensivo, a necessidade de resgatar o 5:1 voltou a funcionar bem ontem e hoje, então, o jogo caiu para um gol, mas por erros nossos, não tirando os méritos da Argentina. Tivemos sempre domínio do jogo e com boas possibilidades de ampliar o marcador, mas não fomos efetivos. Precisamos melhorar essa eficiência. Se conseguirmos isso, logo vamos deslanchar mais”, afirmou o treinador.
Com o resultado, o Brasil se sagrou campeão do Torneio 4 Nações de Handebol Masculino. Nesse período de jogos no país, a seleção brasileira fez cinco jogos, com cinco vitórias, sendo duas em amistosos e três pela competição que se encerrou neste domingo. Todos os duelos no período foram contra adversários sul-americanos.
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia