Depois de vencer a Argentina em amistoso na última quarta-feira (25), a Seleção Brasileira de handebol voltou a triunfar no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Nesta quinta (26), a equipe brasileira levou a melhor contra o Chile por 37 a 25 (18 a 14 no primeiro tempo).
O duelo foi mais parelho na primeira etapa, e os brasileiros foram para o intervalo com quatro gols na liderança. Já no segundo tempo, a vantagem foi aumentando, e a Seleção fechou com uma diferença de 12 gols. José Toledo, o Zé, Oswaldo e Borges foram os artilheiros do Brasil com cinco gols cada. Do lado chileno, Luciano Flores marcou seis gols e terminou como maior pontuador do jogo.
O técnico Washington Nunes fez algumas mudanças no time para o duelo contra o chilenos. João, Lucas, Tchê, Oswaldo, Cleryston e Haniel, que não foram relacionados contra a Argentina, entraram em quadra nesta quinta.
“Estamos com 22 jogadores, eles estão em alta temporada na Europa, com muitos jogos, então precisamos equilibrar as partidas para que todos possam ter bons minutos de jogar, e também temos que preservar alguns atletas. Por exemplo, ontem, o Oswaldo estava com uma entorse no tornozelo e ficou fora. Já temos um roteiro com todo mundo, para que cada jogador tenha três partidas das cinco e também colocamos os goleiros para jogar 20 minutos nos amistosos. Está tudo matemático em relação ao tempo de jogo”, afirmou o treinador, que também fez uma avaliação da partida contra o Chile.
“No primeiro tempo, cometemos muitos erros, não conseguimos controlar o 1 contra 1 e levamos uma série de arremessos. No segundo tempo, nosso time muito a postura e ficou mais agressivo. O ponto negativo foram as ações contra o goleiro e as nossas ações no ataque que não foram convertidas em gol. Mas isso é passo a passo, porque eles não estão jogando juntos faz tempo, e, nessa semana, vão ganhar tempo entre eles, que é o que mais importa”, acrescentou.
O goleiro César Almeida, o “Bombom”, também falou sobre o desempenho da equipe brasileira contra os chilenos. “Já tínhamos em mente que, com o tempo curto de treinamento, ia ser difícil, mas mostramos melhora hoje em relação ao jogo de ontem. Fomos um pouco mal na defesa, mas vamos melhorar com o tempo. A avaliação é positiva, cada um joga em um sistema diferente de defesa, e eu, como goleiro, vejo isso muito bem. Então, hoje já melhorou e até domingo temos que melhorar passo a passo”, afirmou.
Agora, após o fim dos amistosos, será realizado o IV Torneio Quatro Nações, que ainda contará com o Uruguai. Nesta sexta-feira (27), às 17h, a Argentina pega o Chile, e às 19h, o Brasil joga com o Uruguai (SporTV). No sábado (28), às 16h será a vez de Argentina x Uruguai, e às 18h tem Brasil x Chile (SporTV). No domingo (29), às 10h, Brasil e Argentina (SporTV) abrem a programação, e às 12h30, Uruguai e Chile fecham a competição.
Ingressos – Os ingressos para os jogos do IV Torneio Quatro Nações estão disponíveis desde terça-feira (24), das 9h às 17h, no próprio local dos jogos. Cada ingresso deve ser trocado por um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada posteriormente a uma instituição beneficente.
Serviço
Amistosos Internacionais e IV Torneio Quatro Nações Masculino de Handebol
Data: de 25 a 29 de outubro
Local: ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib
Av. Kennedy, 1115 – São Bernardo do Campo (SP)
Programação
Brasil 21 x 18 Argentina (amistoso internacional)
Quinta-feira (26)
Brasil 37 X 25 Chile (amistoso internacional)
IV Torneio Quatro Nações
Sexta-feira (27)
17h – Argentina X Chile
19h – Brasil X Uruguai – SporTV
Sábado (28)
16h – Argentina X Uruguai
18h – Brasil X Chile – SporTV
Domingo (29)
10h – Brasil X Argentina – SporTV
12h30 – Uruguai X Chile