A brasileira Bruna de Paula encerrou em grande estilo a participação Liga Europeia de handebol feminino. A mineira de Campestre, interior de Minas Gerais, foi campeã do torneio pelo Nantes Atlantique, da França, que conquistou seu primeiro título continental na história, terminou a competição como artilheira com 68 gols marcados em 11 jogos, uma média de mais de seis por partida, e ainda foi eleita a MVP, a melhor do campeonato.
Está aí o momento em que Bruna de Paula recebeu o troféu de MVP da Liga Europeia de handebol feminino #EHFEL pic.twitter.com/NBgtC9rEtW
— Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial) May 9, 2021
Na decisão, Bruna de Paula e suas companheiras derrubaram uma invencibilidade de 17 partidas do Siofok, da Hungria, em competições europeias, ao bater o rival por 36 a 31. O adversário tinha sido campeão em 2020 da EHF Cup, competição que foi substituída nesta temporada pela Liga Europeia.
Na semifinal, Bruna de Paula já tinha mostrado seu poder de decisão ao marcar oito gols contra o romeno Minaur Baia Mare, das brasileiras Larissa Araújo e Karol Costa, que terminou em terceiro lugar. Na decisão, a mineira de 24 anos teve outra grande atuação, balançando a rede seis vezes.
Se liga nos melhores momentos na final da Bruna de Paula, que foi campeã, artilheira e MVP da Liga Europeia de handebol 🤾♀️! pic.twitter.com/kpkRd8lKvK
— Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial) May 9, 2021
Todos os gols de Bruna de Paula foram muito importantes. Nos primeiros quatro minutos de partida, ela marcou duas vezes, ajudando o Nantes a começar na frente por 3 a 2. O terceiro marcado por ela foi uma pintura. A armadora fintou a defesa adversária, saltou firme e arremessou com força no ângulo da goleira adversária. A esta altura o Nantes vencia por 13 a 10 e começou a abrir no placar justamente no lance seguinte, quando Gnonsiane Niombia, que tinha quatro gols em cinco arremessos pelo Siofok, foi excluída por dois minutos.
O Nantes aproveitou o período para marcar duas vezes e abrir 15 a 10. Com a vantagem, Bruna de Paula descansou no banco de reservas nos minutos finais do primeiro tempo em que sua equipe terminou na frente por 17 a 13.
No segundo tempo, a equipe francesa marcou dois gols muito rápido com Hagman e Mitrovic e chegou a 19 a 13. A partir daí, conseguiu controlar a vantagem. Quando Bruna de Paula marcou seu quarto gol no jogo, o placar chegou a 29 a 22.
Mas o Siofok não desitiu de lutar, mas sempre que a vantagem diminuía um pouco, aparecia Bruna de Paula para aumentar outra vez. Quando as húngaras diminuíram para cinco gols, a brasileira foi lá e marcou o dela para fazer 33 a 27. Quando a diferença caiu para quatro, lá foi ela de novo para fazer 34 a 29.
Golaço da Bruna de Paula nos momentos decisivos da final da Liga Europeia de handebol feminino #ehfel pic.twitter.com/lMLCVyL0gI
— Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial) May 9, 2021
No fim, a vitória foi do Nantes por 36 a 31. No apito final, as jogadoras fizeram a festa, que continuou quando elas receberam a taça de campeão. Foi o primeiro título continental da história do time francês.
E a festa pelo título do Nantes assim que o juiz apitou o final do jogo! PARABÉNS BRUNA DE PAULA! pic.twitter.com/CACNdCciS6
— Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial) May 9, 2021
Nantes, de Bruna de Paula, recebe a taça de campeão da Liga Europeia de handebol feminino #ehfel pic.twitter.com/IfJRpoJI6T
— Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial) May 9, 2021