Sete partidas com a presença de brasileiros agitaram o handebol europeu neste domingo (15). Duas delas foram pela Champions League, principal competição continental, e três pela Liga Europeia, a segunda em escala de importância. Na primeira, com gol de Jéssica Quintino, o Odense HB venceu o CSKA Moscou, da goleira Chana Masson, que não jogou. Já na segunda, Adriana de Castro fez oito tentos no empate do Super Amara Bera Bera com o HC Zvezda.
Champions League
Em jogo pelo Grupo B da Champions League feminina de handebol, o Odense HB, da brasileira Jéssica Quintino, recebeu o CSKA Moscou, da goleira Chana Masson, que não apareceu entre as relacionadas. A ponta direita brasileira marcou um gol no triunfo de sua equipe por 26 a 25. Com o resultado, o time da camisa 10 chega aos oito jogos na chave e aparece na quarta posição, com dez pontos. Já o time russo tem sete partidas e é o segundo, com 11 pontos.
+ Time de Babi Arenhart vence mais uma na Champions League
No Grupo A, o Esbjerg, da Dinamarca, foi o anfitrião do Rostov-Don, clube da Rússia e da goleira Mayssa Pessoa. Mesmo sem a presença da arqueira brasileira, que se recupera de uma séria lesão no joelho direito, o Rostov-Don derrotou o oponente por 25 a 24. Com seis jogos disputados, a equipe russa está na vice-liderança, com 11 pontos. Já o adversário é o sétima, com apenas 1 ponto em sete partidas realizadas.
+ Triunfo de brasileiros na Hungria e Espanha; revés na França
WATCH: @hcodense wing Jessica Da Silva Quintino puts a nice spin for her shot to get past the goalkeeper. #deloehfcl #ehfcl pic.twitter.com/UFbkl0EC3P
— EHF Champions League (@ehfcl) November 15, 2020
Liga Europeia
Na Liga Europeia, o handebol brasileiro foi representado neste domingo por seis atletas. E quatro delas atuaram pelo Bera Bera, da Espanha, no empate por 27 a 27 com o HC Zvezda, da Rússia. E foi deste confronto que saiu a principal artilheira, já que a ponta direita Adriana de Castro marcou oito gols em dez finalizações tentadas. A armadora pela esquerda Mariane Cristina fez um tento e as goleiras Renata Arruda e Alice da Silva se revezaram na meta.
+ Brasileiros na Europa vencem em 5 ligas nacionais diferentes
A Liga Europeia de handebol feminina está na terceira rodada qualificatória e esse duelo em San Sebastián, na Espanha, foi o primeiro de dois confronto e apenas uma equipe se classifica para a etapa de grupos. O jogo de volta entre Bera Bera e HC Zvezda será no próximo domingo (22) em Chekhov, na Rússia. Se o time das quatro brasileiras ganhar se garante na fase principal da competição.
Nos outros dois embates as equipes com brasileiras saíram na dianteira e, em ambos os casos, em solo francês. Em Nantes, na França, a armadora pela esquerda Bruna de Paula balançou a rede uma vez no triunfo do Nantes Atlantique diante do SCM Gloria Buzau, da Romênia, por 23 a 16. A partida de volta está agendada para domingo (22), em solo romeno.
+ Langaro brilha em duelo brasileiro e Barcelona mantém 100%
Já em Orleans, na França, o Fleury Loiret, da goleira Gabriela Moreschi, derrotou o H 65 Hoors HK, da Suécia, por 29 a 26. Com a vantagem de ter vencido na ida, o time da arqueira brasileira duela na volta no domingo (22), em Hoors.
França e Polônia
Além de sediar dois jogos com brasileiros na Liga Europeia feminina de handebol, a França teve rodada do Campeonato Francês masculino. Com o brasileiro Felipe Borges em quadra, o Créteil acabou sendo superado como mandante diante do Istres. O ponta esquerda mandou três bolas na direção do gol, mas terminou o jogo sem anotar tentos no revés de sua equipe, 27 a 23. Com quatro pontos, o Créteil aparece na 13ª posição na competição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Já no Campeonato Polonês de handebol feminino, o MKS Perla Lublin, da brasileira Jaqueline Anastácio, ganhou do Jaroslaw, fora de casa, por 24 a 20. A armadora não marcou gol no confronto que colocou seu clube na vice-liderança com seis vitórias em sete rodadas