Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Federação Europeia de Handebol (EHF) tomou uma série de decisões na sexta (24) a respeito da continuidade da temporada. Ficou acertado que não haverá nenhuma partida de nenhum campeonato no mês de junho. Com, isso, a Champions League, principal competição da Europa e do mundo, sofrerá novas alterações e a Copa da Europa, segundo torneio mais importante do continente, está cancelada.
+ FEDERAÇÃO DEFINE NOVAS DATAS PARA OS PRÉ-OLÍMPICOS
As decisões afetam diretamente times que contém brasileiros no elenco. Confira abaixo quem são os atletas que se beneficiaram e os que se prejudicaram com elas e o que muda em cada uma das competições.
Champions League Masculina
A solução inicial da EHF era realizar os confrontos decisivos das oitavas de final da Champions League Masculina a partir de setembro desse ano. Por conta do calendário apertado e por compromissos com patrocinadores, entretanto, descartou-se a ideia.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
A EHF decidiu então cancelar as partidas restantes das oitavas de final, marcadas inicialmente para ocorrer entre os dias 3 e 7 de junho, e disputar apenas o Final Four (nome dado às semifinais do torneio) nos dias 28 e 29 de dezembro.
As equipes classificadas para o Final Four serão as quatro de melhor campanha na fase de grupos: Barcelona, Paris Saint-Germain, THW Kiel e Telekom Veszprém HC.
Com isso, Thiagus Petrus e Rogério Morais, jogadores do Barcelona e do Veszprém, respectivamente, se tornam os únicos brasileiros com chances de conquistar o título da Champions. Raul Nantes (Dinamo Bucaresti- Romênia) e Jose Guilherme Toledo (Vardar-Macedônia), por outro lado, estão eliminados do principal torneio europeu.
Champions League Feminina
No feminino as quartas de final, previstas para ocorrerem em junho, foram, por hora, canceladas. A EHF, entretanto, tenta fazer com que as partidas ocorram junto com o Final Four, confirmado para os dias 5 e 6 de setembro.
Se não houver datas para que se disputem as quartas de final, as quatro equipes classificadas para o Final Four serão as quatro melhores da primeira fase, dentre elas o Metz, Esbjerg, Györi e Brest Bretagne.
Se essa última hipótese se concretizar, Duda Amorim, do atual campeão Györi, será a única representante brasileira no Final Four. O Rostov, da Rússia, time da goleira Mayssa Pessoa que foi o quinto melhor da primeira fase, ficando atrás do Esbjerg apenas nos critérios de desempate, estaria eliminado.
Copa da Europa, Euro 2020 e outros torneios
Como dito, a Copa da Europa 2019/20 está cancelada, tanto no masculino quanto no feminino. A brasileira Jessica Quintino e o Odense, time dinamarquês pelo qual joga, estava já na semifinal da competição.
As últimas quadro rodadas da fase de classificação para a Euro 2020, que será disputada na Noruega e na Dinamarca em dezembro, foram canceladas.
+ BRASILEIRAS DO HANDEBOL ROMENO RECLAM SOBRE POSSÍVEL VOLTA DO NACIONAL
As seleções presentes no torneio em dezembro serão mas melhores classificadas na edição de 2018 da Euro. Portanto, França, Rússia, Holanda, Romênia, Suécia, Hungria, Montenegro, Alemanha, Sérvia, Espanha, Eslovênia, Polônia, República Tcheca e Croácia, além de Noruega e Dinamarca, anfitriãs, brigarão pelo título.
Fato Curioso
Com as decisões tomadas pela EHF, um fato curioso irá acontecer. A temporada 2020-21 do handebol ocorrerá antes do fim da temporada 2019-20.