A pandemia do coronavírus fez mais uma vítima no mundo esportivo e atrasou outro evento classificatório para os Jogos de Tóquio. Nesta sexta-feira (13), a Federação Internacional da modalidade (IHF) divulgou nota oficial anunciando o adiamento dos torneios Pré-Olímpicos para junho.
A disputa feminina aconteceria entre os dias 20 e 22 de março na Espanha, na Hungria e em Montenegro. Já as seleções masculinas jogariam entre os dias 17 e 19 de abril, na Noruega, na França e na Alemanha. As novas datas ainda serão definidas.
A decisão afeta a seleção brasileira masculina de handebol, que tentaria a vaga para Tóquio na chave da cidade norueguesa de Trondheim. O Brasil faria seu primeiro jogo diante dos donos da casa, no dia 17, e depois jogaria contra a Coreia do Sul, no dia 18, e o Chile, no dia 19. Os dois primeiros do grupo se classificam para os Jogos de Tóquio 2020.
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Vale lembrar que a Seleção Feminina de handebol já está classificada para Tóquio, já que foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima no ano passado.
Confira a nota oficial da IHF na íntegra:
A saúde e a segurança de todos os envolvidos na organização e realização dos Torneios Qualificatórios de Handebol para Tóquio 2020 são as principais prioridades da Federação Internacional de Handebol.
Embora a IHF e as federações anfitriãs tenham interesse em realizar os eventos conforme programado, com rigorosas precauções de segurança, os desafios constantes apresentados pelo COVID-19 desde a reunião entre a IHF e as federações anfitriãs na quarta-feira, como restrições de viagem e mandatos de governos, levaram a uma profunda reavaliação.
Como resultado dessa reavaliação, os torneios femininos, originalmente agendados de 20 a 22 de março na Espanha, Hungria e Montenegro, e os torneios masculinos, originalmente agendados de 17 a 19 de abril na Noruega, França e Alemanha, foram adiados para junho de 2020. Os participantes permanecerão inalterados.
Os anúncios referentes às novas datas para esses eventos serão comunicados oportunamente.