A seleção do Brasil de handebol masculino já conhece a caminhada que terá de fazer no Pré-Olímpico mundial se quiser chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio este ano. E a partida que pode decidir uma das duas vagas em disputa pode ser diante de um fantasma recente para o time brasileiro.
O Brasil está no Pré-Olímpico Mundial de handebol masculino confirmado após uma combinação de resultados na Europa e na África. Integra do Grupo 1, ao lado de Noruega, Coreia do Sul e Chile, sendo que os dois melhores conseguem a tão sonhada vaga na última chance de ir para Tóquio.
Os dois primeiros jogos do Brasil são contra Noruega e depois os sul-coreanos. Por fim, teremos o Chile e, considerando que os noruegueses tendem a ficar com uma das vagas, o jogo derradeiro contra os rivais sul-americanos pode valer a segunda vaga. Vale lembrar que o Brasil venceu a Coreia do Sul no Mundial de 2019.
O Pré-Olímpico Mundial de handebol masculino será em meados de abril, e Trondheim, Noruega (veja abaixo os jogos do Brasil).
Fantasma chileno
Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no ano passado, Brasil e Chile fizeram uma das semifinais. Quem passasse iria disputar, além da medalha de ouro, a vaga em Tóquio que a competição dava para o campeão.
Mas o Brasil perdeu para o Chile e deu adeus, pelo menos naquele momento, aos Jogos. “Vaga olímpica vira sonho distante”, lamentava a narração ao vivo, direto de Lima, do Olimpíada Todo Dia naquele fatítico dia. No fim, a Argentina carimbou o passaporte para a capital japonesa.
Alguns dias após a derrota, o pivô Rogério Moraes anunciou o desligamento da seleção brasileira. “É uma decisão pessoal. Talvez no futuro eu volte, se acharem que posso contribuir 100% com a Seleção, assim como nos clubes que eu joguei aqui na Europa”, afirmou o jogador, em entrevista exclusiva para o OTD. Logo depois seria a vez do técnico Washington Nunes sair, demitido pela Confederação Brasileira de Handebol.
Passados alguns meses, Brasil e Chile voltaram a se encontrar agora no final de janeiro, pelo Campeonato Sul-Centro Americano em Maringá, e a seleção marcou 32 a 20 nos rivais.
+ Siga o perfil oficial do OTD no Twitter
Pré-Olímpico mundial de handebol masculino
17 de abril
Chile x Coreia do Sul
Noruega x Brasil
18 de abril
Noruega x Chile
Brasil x Coreia do Sul
19 de abril
Coreia do Sul x Noruega
Brasil x Chile