Campeão em 2017 e 2018, o Pinheiros decide o título da temporada de 2019 da Liga Nacional de handebol masculino a partir desta quinta-feira (12) no Poliesportivo Henrique Vellaboim.
Líder da Conferência Sul/Sudeste na fase de classificação, o Pinheiros se tornou sede das partidas decisivas, semifinais e finais.
A disputa pelo título de melhor time de handebol do país começa nesta quinta-feira com as semifinais em jogo único. O Taubaté Unitau, segundo melhor time da primeira fase, enfrenta o Corinthians Guarulhos às 17h. O outro duelo será às 19h entre Pinheiros e CAIC GHC UniNassau, do Piauí.
Os dois vencedores decidem o título em dois jogos, sábado e domingo (15). Pinheiros e Taubaté disputam também a hegemonia da Liga Nacional de handebol. Ambos conquistaram oito títulos ao longo da competição iniciada em 1997.
O treinador pinheirense está precavido em relação ao adversário da semifinal. “O CAIC é um time menos tradicional, mas diferenciado. Adotam marcação individual na quadra inteira, o que dificulta muito. A maioria das equipes, atualmente, joga no 6-0. Se não jogarmos bem, há riscos de não irmos à final. Jogo único sempre é complicado”, comentou Sérgio Hortelan.
Em casa
O treinado também destacou a condição de decidir o campeonato em casa. “O Pinheiros é uma escola de handebol, uma referência nacional. Hoje, temos 250 atletas da modalidade no clube entre as 14 categorias masculinas e femininas. O Brasil inteiro estará assistindo, precisamos fazer tudo direitinho”, recomendou Hortelan. No Campeonato Paulista deste ano, o time passou por Guarulhos na semifinal e foi superado por Taubaté na decisão.
Na mesma linha do treinador, o armador central Léo espera receber o calor da torcida. “Não há nada melhor do que jogar em casa. Estamos ambientados, a torcida a favor, as chances de vencer aumentam. O nível das finais neste ano, porém, está bem mais elevado do que nas temporadas anteriores”.
Atento aos finalistas da Liga Nacional, o armador lembrou do encontro recente com Taubaté nas finais do Paulista. Eles mudaram o sistema de defesa para 5-1 e tivemos dificuldades. Estamos treinando muito em cima disso, mas antes precisamos nos concentrar na semifinal, caso contrário podemos perder o campeonato em 60 minutos”, alertou o camisa nove Léo. O Pinheiros também será sede da fase final da Liga Nacional Feminina, de 19 a 22 de dezembro.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Fase final da Liga Nacional de handebol
Quinta-feira (12) – semifinais
17h – Taubaté Unitau x Corinthians Guarulhos
19h – Pinheiros x CAIC GHC UniNassau (PI)
Sábado (14)
18h – Jogo 1 – disputa do bronze
20h – Jogo 1 – disputa do ouro
Domingo (15)
15h30 – Jogo 2 – disputa do bronze
18h – Jogo 2 – disputa do ouro