32 anos depois, o Brasil voltou a ficar fora de uma decisão dos Jogos Pan-Americanos, em Lima 2019. Mas a Seleção Brasileira masculina de handebol acabou se redimindo, um pouco, do papelão e faturou o bronze. Diante do México, os brasileiros lideraram do começo ao fim e venceram pelo placar de 32 a 20.
Quatro jogadores brasileiros fizeram 5 gols e foram os artilheiros: Oswaldo Maestro , João Silva, Raul Nantes e Felipe Borges.
O jogo
Apostando em uma defesa muito forte, o Brasil, que jogou contra 7 na linha a maior parte do tempo, abriu o placar e sempre esteve à frente. É fato que o México até cortou a vantagem para um gol no meio do primeiro tempo, mas um tempo pedido pelo treinador Washington Silva, foi o suficiente para o time engrenar e desandar a fazer gols.
Sendo assim, ao final dos primeiros 30 minutos, o Brasil foi para o intervalo vencendo por 16 a 10. Só que o intervalo foi cruel com o México. A superioridade física e técnica ficou muito mais evidente na segunda parcial. Enquanto o México suava para conseguir um golzinho, os brasileiro enfiavam um atrás do outro.
O ritmo era quase de treino. O México sofria no ataque e agonizava na defesa. Mexendo no time, o Brasil seguiu forte e a vantagem só foi aumentando.
O bronze não apaga a má campanha. Por outro lado, a equipe se despede de Lima com uma vitória fácil e tranquila.