Chegou a hora da Seleção Feminina de Handebol entrar em ação para a disputa do III Torneio Quatro Nações. A equipe reencontra o público nacional na estreia desta sexta-feira (09) contra o Chile, às 21h, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Antes disso, às 19h, Portugal e República Dominicana abrem a competição. Para o Brasil e as equipes da América, o torneio serve como preparação para o Pan-Americano, que tem início no dia 18, em Buenos Aires, Argentina, e vale vaga para o Mundial da Alemanha, em dezembro.
Pela primeira vez sob o comando do técnico interino Sérgio Graciano, o grupo de 21 atletas deu início hoje aos treinamentos e está empolgado com o início do trabalho deste ciclo que já começa com compromissos importantes. A goleira e capitã Bárbara Arenhart, a Babi, viu como positiva a entrada de atletas jovens e também algumas mudanças no sistema de treinamento e de jogo, propostos pela nova comissão.
“Acho que tivemos um bom começo. Apesar de contarmos com atletas que já faziam parte da equipe, temos várias novas, então, ainda estamos nos conhecendo”, lembrou. “O Graciano está fazendo um estilo diferente de integração entre nós. Estamos treinando de uma maneira mais objetiva e focada no torneio. Acredito que estejamos em um nível bom, até melhor do que muitos esperam e que vamos fazer um bom trabalho. Creio que essa filosofia que o Graciano e a comissão estão trazendo seja muito positiva para o momento que o handebol brasileiro está vivendo, até mesmo, pensando já no ciclo de 2020”, opinou Babi.
Como uma das mais experientes do time, ela elogiou o comprometimento de quem está chegando agora ou retornando ao grupo. “Estou muito feliz em ver que todo mundo que chegou está motivado, querendo participar e fazer um bom trabalho. Espero que possamos ter bons resultados já no Quatro Nações e no Pan-Americano.”
Para Graciano, mesmo com a equipe tendo se apresentado hoje, ele acredita que as atletas poderão se sair bem diante dos adversários porque têm experiência. “O próprio torneio vai no ajudar a avaliar a equipe como um todo. A avaliação é sempre dentro dos jogos”, apontou. “Temos um jogo com o Chile, um contra a República Dominicana e com Portugal, que é uma equipe europeia. Acho que vamos conseguir trabalhar bem nesses três jogos.”
Ele acredita que as atletas se saiam bem com as mudanças propostas para esse reinício de trabalho. “Hoje ainda temos mais um treino pela tarde para podermos colocar uma filosofia defensiva um pouquinho diferente. As meninas são muito inteligentes, por isso estão na Seleção Brasileira, que é uma Seleção de ponta. Com certeza, vão conseguir absorver bem esse trabalho.”
No sábado (10), as anfitriãs enfrentam as dominicanas às 18h. E o último confronto será diante das portuguesas no dia 11, às 9h30. Na sexta-feira e no sábado os jogos do Brasil serão transmitidos pelo canal SporTV 2 e no domingo dentro do programa Esporte Espetacular da TV Globo.
Ingressos – O III Torneio Quatro Nações Feminino terá como palco o Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, e os ingressos serão fornecidos em troca de um quilo de alimento não perecível. Para retirar as entradas, os torcedores devem comparecer ao próprio ginásio, nos dias 8 e 9, das 10h às 17h. Nos dias 10 e 11, vai depender se ainda houverem ingressos disponíveis.
Troca de ingressos – III Torneio Quatro Nações
Valor: Um quilo de alimento não perecível
Data de troca: 7, 8 e 9 de junho
Horário: das 10h às 17h
Local: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib
*Av. Kennedy, 1155 – Parque Anchieta, São Bernardo do Campo – SP
Programação de jogos Torneio Quatro Nações e amistoso
09/06
19h – Portugal x República Dominicana (SporTV)
21h – Brasil x Chile (SporTV)
10/06
15h30 – Portugal x Chile
18h – Brasil x República Dominicana (SporTV)
11/06
9h30 – Brasil x Portugal (Esporte Espetacular)
14h30 – Chile x República Dominicana
13/06
19h30 – Brasil x Portugal – AMISTOSO INTERNACIONAL