As equipes do Taubaté e Pinheiros vão fazer uma das semifinais do Campeonato Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino. O time do Vale do Paraíba fechou a fase de classificação como o melhor do Grupo A com três vitórias em três jogos, e o da capital perdeu uma, terminando em segundo no Grupo B.
Se de um lado a semifinal é brasileira, do outro é Argentina. A UnLu (Universidad Nacional de Luján) terminou em segundo do A e vai enfrentar o Villa Ballester, campeão do B. Os brasileiros se enfrentam primeiro, às 18h deste sábado, seguidos pela peleja entre os “hermanos” às 20h.
A fase de classificação foi encerrada nesta sexta (24) com o Taubaté vencendo com folgas a UnLu por 32 a 15. Depois, o Villa Ballester fez 27 a 26 no Pinheiros.
O Sul-Centro Americano de handebol masculino está sendo disputada no ginásio do CEMTE, em Taubaté, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. O torneio reúne oito equipes de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile e o campeão será o representante do continente na disputa do Super Globe, o Mundial de Clubes de Handebol Masculino, que neste ano será disputado na Arábia Saudita, no mês de agosto.
Ainda nesta sexta, o Deportivo Luterano, do Chile, perdeu para o Scuola Italiana, do Uruguai, por 25 a 23 e, abrindo a rodada, o Balomano Ovalle, do Chile, fez 27 a 22 no uruguaio Colegio Alemán.
Taubaté 100%
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ccH9OchGLJU[/embedyt]
O jogo entre Taubaté e UnLu começou em ritmo muito forte por parte do time da casa. Com um jogo defensivo praticamente perfeito, a equipe não deu chances ao rival neutralizando as tentativas de articulação ofensiva e tendo aproveitamento alto nas bolas de contra-ataque.
Variando bem as jogadas ofensivas com os pontas e nas bolas de infiltração, o Taubaté chegou aos 15 minutos de jogo com 9 a 1 no placar e fechou a primeira etapa com 20 a 7. O segundo tempo começou em ritmo um pouco mais tranquilo, com o Taubaté passando a administrar o tempo.
O técnico Marcus Tatá aproveitou para usar quase todo seu elenco, e a equipe conseguiu manter a boa atuação defensiva. No ataque, destaque para o fato de todos os atletas de linha terem anotado ao menos um gol no jogo. Apenas os dois goleiros, Rick e Maik, não marcaram.
No final, 32 a 15 para o Taubaté, que teve o artilheiro do jogo, Guilherme “Santista” Borges, com 5 gols marcados.
Pinheiros perde no Sul-Centro Americano
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=xOsFj1VGnvs[/embedyt]
Já o Pinheiros começou pior que o Villa Ballester. Com uma marcação muito forte, os argentinos conseguiram emplacar bons contra-ataques já nos minutos iniciais e saíram na frente. O Pinheiros sofreu com os tiros de média distância dos adversários e demorou a se encontrar na defesa.
Sob pressão, o time brasileiro passou a exagerar nas faltas e com menos de 10 minutos de jogo já havia levado duas exclusões de 2 minutos. O Villa Ballester aproveitou para abrir vantagem e ditar o ritmo do jogo. No primeiro terço do período, os argentinos já venciam por 6 a 3.
Faltando menos de três minutos, o Pinheiros teve um mal momento, mas nos instantes finais buscou o gol e fechou o primeiro tempo com o placar empatado em 13 a 13.
O segundo tempo seguiu muito equilibrado. Com grande atuação dos goleiros – Mendietta pelo lado argentino, e Colodeti pelo Pinheiros – o jogo foi emocionante até o final. As duas equipes se revezaram na liderança do placar, mas em nenhum momento um dos times abriu mais que dois gols de vantagem.
Os cinco minutos finais foram de tensão e lances emocionantes. Com um gol de vantagem, o Pinheiros procurou gastar ao máximo o tempo em cada ataque. O Villa Ballester não se entregou, e errando menos, conseguiu passar à frente e vencer pela vantagem mínima, fazendo 27 a 26.
O artilheiro do confronto foi Santiago Cânepa, do Villa Ballester, com 8 gols marcados.