Jogando na noite desta quinta-feira, 23/05, E.C. Pinheiros e Deportivo Luterano, do Chile, se enfrentaram pela segunda rodada do Grupo B do Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino. A competição está sendo disputada no ginásio do CEMTE, em Taubaté (SP).
Em uma partida tranquila e de total domínio do time brasileiro, os pinheirenses bateram o Deportivo Luterano por 53 a 22 (31 a 09 no primeiro tempo). Com a vitória, o E.C. Pinheiros registra o maior placar do campeonato até agora. O time paulistano também está garantido na semifinal, e definirá seu posicionamento no Grupo B nesta sexta-feira, contra o Villa Ballester (ARG).
O jogo começou com o Deportivo Luterano buscando cadenciar a partida e trabalhar mais as bolas na linha dos nove metros. O E.C. Pinheiros desde o início impôs uma marcação baixa muito forte, sendo claramente superior ao time chileno. Basicamente em bolas de contra-ataque, o Pinheiros logo abriu grande vantagem. Com 10 minutos de jogo, o placar já apontava 11 a 02 para os brasileiros.
O Deportivo Luterano, que havia iniciado o jogo na defesa 5-1, voltou a marcar no 6-0, na tentativa de minimizar os estragos. O Pinheiros continuou bem concentrado e com boa efetividade nas bolas ofensivas, vencendo o primeiro tempo com facilidade por 31 a 09.
No segundo tempo, o Deportivo Luterano voltou melhor postado em quadra. Com o sistema ofensivo mais organizado, a equipe chilena conseguiu articular boas jogadas e passou a converter mais bolas em gols. O Pinheiros seguiu com a defesa forte e mantendo a ótima efetividade nos contra-ataques.
A transição rápida da defesa para o ataque continuou sendo a chave do placar elástico, e o Pinheiros não encontrou muitas dificuldades em se manter à frente, vencendo o jogo por 53 a 22.
O artilheiro do jogo foi Gabriel Reis, do E.C. Pinheiros, com 11 gols anotados.
Próxima rodada: As equipes do Grupo B voltam a jogar nesta sexta-feira, 24/05 pela 3ª e última rodada da primeira fase. Sem chances de chegar às semifinais, Deportivo Luterano (CHI) e Scuola Italiana (URU) jogam às 16h00. Já garantidos nas semifinais, Villa Ballester (ARG) e E.C. Pinheiros decidem a liderança da chave às 20h00.
O torneio: Reunindo oito equipes de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, o torneio está sendo disputado em Taubaté (SP), no ginásio do CEMTE. O Campeão do Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino será o representante do continente na disputa do Super Globe, que é o Mundial de Clubes de Handebol Masculino. Este ano o Super Globe será disputado na Arábia Saudita no mês de agosto.