O América Handebol Clube (AL) conquistou, neste sábado (20), o título da Copa Brasil Masculina de Handebol. Após um belo duelo contra o Português/AESO (PE), a equipe alagoana levou a melhor em casa, no ginásio do SESI, em Maceió (AL). O placar terminou 26 a 25 (14 a 10 no primeiro tempo), com oito gols de João Paulo.
A partida final seguiu emocionante até o final. Com o placar igualado, ficou para os últimos momentos a decisão do vencedor. Arthur, do América, colocou a bola no gol e garantiu o desempate e o título para o time local. “Valeu a pena o esforço. Nós treinamos à noite, às vezes até de madrugada, e só temos a agradecer, inclusive a todos que trabalharam por esse título fora de quadra”, disse o autor do gol.
A medalha de bronze ficou com o Carajás Handebol Clube (PA), que venceu o BPE/Santa Cruz (PE), por 21 a 17 (10 a 8). A artilharia ficou dividida entre Bruno Castro e Rogério Gomes, com seis gols cada.
Na decisão do quinto lugar, o NHC (RJ) levou a melhor diante do Remo/Handteam (PA), em outro jogo bastante disputado. O placar final foi de 25 a 24 (15 a 12). Anderson Walef, da equipe paraense, foi o artilheiro com sete gols.
Os campeões tiveram ainda dois atletas na equipe ideal do campeonato, que foi disputado durante toda a semana. Daniel Chagas foi o melhor goleiro e Iago Severino o armador direito. O Português teve Gil Pires como destaque na armação esquerda e Jonatas Rodrigo na ponta esquerda. Clebson foi o melhor central e José Neto o destaque na ponta direita, ambos são do Santa Cruz. Lucas, do Carajás, foi eleito o melhor pivô.
Programação e resultados da Copa Brasil Masculina de Handebol:
Terça-feira (16)
Português/AESO (PE) 27 x 22 Carajás Handebol Clube (PA)
Remo/Handteam (PA) 40 x 23 APCEF/Náutico (PB)
NHC (RJ) 25 X 28 BPE/Santa Cruz (PE)
Quarta-feira (17)
Remo/Handteam (PA) 16 x 23 Carajás Handebol Clube (PA)
Português/AESO (PE) 35 x 13 APCEF/Náutico (PB)
América Handebol Clube (AL) 32 x 23 BPE/Santa Cruz (PE)
Quinta-feira (18)
Carajás Handebol Clube (PA) 26 x 13 APCEF/Náutico (PB)
Português/AESO (PE) 29 x 29 Remo/Handteam (PA)
América Handebol Clube (AL) 37 x 22 NHC (RJ)
Sexta-feira (19)
NHC (RJ) 23 x 19 APCEF/Náutico (PB)
Português/AESO (PE) 28 x 16 BPE/Santa Cruz (PE) – semifinal
América Handebol Clube (AL) 21 x 17 Carajás Handebol Clube (PA) – semifinal
Sábado (20)
Remo/Handteam (PA) 24 x 25 NHC (RJ) – disputa de quinto lugar
BPE/Santa Cruz (PE) 17 x 21 Carajás Handebol Clube (PA) – disputa do bronze
Português/AESO (PE) 25 x 26 América Handebol Clube (AL) – disputa do ouro