Nesta sexta-feira (01), em Lima foi realizado o sorteio que definiu os grupos do handebol, masculino e feminino, nos Jogos Pan-Americanos de 2019, que acontecerão no Peru. A modalidade é uma das que a competição continental dará vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Atual pentacampeão no handebol feminino, o Brasil acabou caindo no grupo A, ao lado de Porto Rico, Cuba e de uma seleção que será definida por uma repescagem entre Chile, México, Guatemala e Canadá, que acontece entre os dias 26 e 28 de março, na cidade do México. A outra chave da competição feminina ficou com Argentina, República Dominicana, Estados Unidos e Peru. Os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal, respeitando o cruzamento olímpico.
Já no masculino o Brasil, que é o atual campeão e vem de três títulos nas últimas quatro edições, acabou ficando no grupo B, com Porto Rico, México e Peru. Na chave A ficaram Argentina, Cuba, Estados Unidos e o vencedor da repescagem, que acontece entre os dias 11 e 13 de abril, e que terá Chile, República Dominicana e Colômbia. Primeiro e segundo colocados de cada grupo avançam para as semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Lima.