O Brasil conquistou sua sexta vitória seguida no Campeonato Pan-Americano juvenil de handebol e assegurou presença na decisão da competição, que será disputada neste sábado às 20h. Nesta sexta-feira a Seleção comandada por Washington Nunes bateu a Venezuela por 42 a 16 na semifinal do torneio e vai decidir o título neste domingo às 19h contra a Argentina, que bateu o Chile por 20 a 12. Clique no vídeo abaixo para ver como foi o duelo Brasil x Venezuela.
Comandada por Washington Nunes, a equipe nacional não teve dificuldades durante os 60 minutos. Desperdiçou alguns ataques, mas fez a superioridade técnica prevalecer sobre os venezuelanos, que erraram muito. A defesa brasileira, em 5-0, funcionou bem. O armador Paulo Cândido foi o goleador do duelo, com nove gols.
“Tivemos boa intensidade, um grau de concentração alto e predisposição defensiva espetacular. Os meninos conseguiram marcar muito bem, rapidamente fizemos contra-ataques e abrimos vantagem no placar, o que foi bom. Estou contente com a postura tática da equipe. Fizemos uma partida convincente e estamos preparados para jogar bem na final”, avaliou o treinador.
Invicto, o Brasil havia terminado a fase classificatória com 10 pontos, somados em cinco vitórias nas cinco partidas que fez. Avançou à final na liderança da chave B, seguido pelo Chile (8 pontos). No grupo A, a Argentina terminou na ponta (8), e a Venezuela em segundo (6). Os quatro países estão classificados para o Campeonato Mundial Juvenil Masculino, que será disputado na Geórgia, em agosto.
Seleção Juvenil Masculina
Goleiros – Jeroty Rodrigues Carlos (Metodista/ São Bernardo/Besni-SP) e Lucas Pereira dos Santos (São José dos Campos-SP).
Armadores – Guilherme Borges Moraes Silva (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Gustavo Nogacz (EC Pinheiros-SP), Jonathan Fernandes da Silva (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Leonardo Marcelo Comerlatto (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Paulo Vinícius Oliveira Cândido (FC Porto-Portugal) e Pedro Augusto Mota Teles (ASHb/Sorriso-MT).
Central – Marcos Vinnycius Freire Guimarães (Sport Recife/Uninassau-PE) e Matheus Lucas Gerhardt (ASHb/Sorriso-MT).
Pontas – Allefer Higor Bellan (Aceu/Univali/FMEBC-SC), Guilherme Miguel Laranjeiro Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Leandro Alves Monte da Silva (EC Pinheiros-SP) e Ronaldo Catarino Júnior (Vegus/Guarulhos-SP).
Pivôs – Carlos Eduardo dos Santos Júnior (Campos/Flamengo-RJ) e Edney Silva Oliveira (Maringá-PR).
Comissão técnica
Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Drean Dutra
Supervisor: Cássio Marques
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Chefe de equipe: Marcus Oliveira (Tatá)