Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mariana D’Andrea supera recorde paralímpico no Meeting de SP

Campeã paralímpica e mundial, Mariana D’Andrea vence Meeting de São Paulo com marca acima do recorde paralímpico

halterofilismo paralímpico Mariana D'Andrea
(Foto: Ale Cabral/CPB)

A halterofilista Mariana D’Andrea levantou 141kg durante o Meeting Paralímpico de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, (1º) no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. A marca é superior ao recorde paralímpico da categoria até 73kg, da francesa Souhad Ghazouani, que suportou 140kg nos Jogos do Rio 2016. No entanto, o peso levantado pela paulista só seria considerado a melhor marca paralímpica se fosse realizado em alguma edição dos Jogos.

+ Seleção brasileira de jovens de futcegos realizam última fase de treinos no CT Paralímpico

O Meeting Paralímpico de São Paulo, que contará com mais provas de halterofilismo até a manhã desta sexta-feira, 2, ainda tem disputas de atletismo, até sábado, 3, e natação, que também terminam nesta sexta-feira. Ao todo, 989 atletas se inscreveram para as três modalidades.

O resultado de Mariana também não entrará nos rankings continental e mundial, pois as marcas feitas nos Meetings não são validadas internacionalmente. Isto porque a competição não atende a algumas exigências do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), como a presença de árbitros internacionais nas provas. O resultado será chancelado como recorde brasileiro, que já pertencia à própria halterofilista. No último mês de julho, ela levantou 140kg no Open das Américas, nos EUA.

Preparação para a Copa do Mundo

Campeã paralímpica e vice-campeã mundial na categoria até 73 kg, Mariana D’Andrea teve suas três tentativas válidas no Meeting Paralímpico de São Paulo. Na primeira, ela suportou 130 kg, depois, a halterofilista levantou 135 kg, até chegar aos 141 kg.

Mariana D'Andrea Meeting Paralímpico halterofilismo
Mariana D’Andrea no Meeting Paralímpico (Ricardo Pereira-CPB)

Essa foi a última competição da atleta antes da Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico, que será disputada entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Dubai. Além dela, mais 17 brasileiros foram convocados para o torneio.

“Sempre busco evoluir a cada disputa e tenho conseguido. Em julho, levantei 140 kg. Agora, cheguei aos 141 kg. Isso me dá confiança para a Copa do Mundo. Tenho certeza que darei o meu melhor lá em Dubai. Espero fechar o ano com chave de ouro e estou preparada para isso”, disse Mariana D’Andrea, que tem 24 anos.

Resultados do Meeting

Na natação, destaque para a pernambucana Carol Santiago, 37, que nadou os 100 m peito em 1min16s61, melhorando o tempo feito no Meeting de Porto Alegre (1min17s09), no último dia 12 de novembro.

Maria Carolina Santiago no Meeting Paralímpico (Foto: Ale Cabral/CPB)

“Estou satisfeita com o meu desempenho, mas sei que posso melhorar. Estamos treinando bastante o estilo peito, que é desafiador e empolgante porque requer muita agilidade na técnica. A minha meta é chegar ao recorde mundial”, disse a nadadora campeã paralímpica e mundial, referindo-se à marca de 1min12s71 registrada pela alemã Elena Krawzow, em Berlim, no ano de 2019.

Além das disputas válidas pelo Meeting, a capital paulista ainda sedia provas do Desafio CPB de atletismo, até 3 de dezembro, e do Super Meeting de natação, apenas no sábado, quando Carol retornará à piscina do CT Paralímpico para nadar novamente os 100m peito. As provas do Super Meeting também terão transmissão pelo Facebook e YouTube do CPB.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ambos os eventos têm o objetivo de possibilitar que os atletas licenciados e com classificação internacional obtenham marcas para o ranking mundial das respectivas modalidades. São 269 inscritos no Desafio CPB de atletismo e 62 no Super Meeting de natação.

Mais em Paralimpíada Todo Dia