O Brasil teve uma participação discreta no primeiro dia do Mundial de golfe amador, que está sendo disputado no México. A equipe do país terminou o dia em 28º lugar, empatado com Dinamarca, Venezuela e Uruguai com uma tacada acima do par. A liderança é da Escócia e da Austrália, que completaram a primeira rodada com dez tacadas abaixo do par.
Dos três brasileiros que formam a equipe, a melhor participação foi de Herik Machado (foto), que conseguiu ficar uma tacada abaixo do par. Os outros dois tiveram o mesmo desempenho. Tanto Gustavo Chuang como Daniel Ishii acabaram com duas tacadas acima do par. Como o pior resultado é descartado para a classificação geral, o Brasil acabou o dia com uma acima.
O Mundial Amador é organizado pela Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês), que comanda o esporte em 140 países. O evento acontece a cada dois anos. O torneio é por equipes: todos jogam quatro rodadas de 18 buracos. A cada rodada, os dois melhores resultados do time são computados. Os prêmios para as três melhores equipes são medalhas de ouro, prata e bronze, além do direito à posse transitória dos troféus – o Einsenhower Trophy, no masculino, e o Espirito Santo Trophy, no feminino.
Na semana passada, o time feminino, formado por Luiza Altmann, Clara Teixeira e Lauren Nunes Grinberg, terminou a disputa pelo Espirito Santo Trophy em 36º lugar, entre 55 times do mundo todo.