Brasileiro Herik Machado e peruana Micaela Farah levaram os títulos individuais, enquanto a Taça Mario Gonzalez foi para a dupla Matias Lezcano e Horacio Carbonetti, da Argentina.
A peruana Micaela Farah e o brasileiro Herik Machado foram os grandes campeões individuais do 88º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, decidido nesse domingo (8), no Campo Olímpico do Rio. A Taça Mario Gonzalez, disputada em duplas por países, ficou com Matias Lezcano e Horacio Carbonetti, da Argentina.
A disputa masculina individual teve domínio de Herik Machado, que fez -4 e -6 nos dois primeiros dias de competição, fechando a última volta no par, totalizando 274 tacadas nos quatros dias somados (67, 65, 71, 71), -10. O segundo colocado foi o argentino Matiaz Lezcano, com 283 tacadas (67, 76, 68, 72), -1, e o terceiro lugar ficou com o chileno Carlos Bustos, com 284 (73, 74, 67, 70), no par.
“Fazia alguns anos que eu estava perseguindo esse título, queria muito ganhar e hoje realizei esse sonho. Quero agradecer muito meu clube, Belém Novo, minha família e a CBG, que me apoia todos os dias”, disse Herik Machado, emocionado.
Na disputa feminina, a peruana Micaela conquistou o título com um total de 288 tacadas (72, 69, 71, 76), 4 acima do par, mesmo após uma última volta abaixo do que apresentou nos outros dias. Depois de alcançar a liderança na segunda volta e abrir vantagem na terceira, ela se manteve à frente das duas adversárias diretas, a argentina Agustina Cisterna e a paraguaia Giovanna Fernandez Lopez, segunda e terceira colocadas com 290 e 291 tacadas, respectivamente. A melhor brasileira foi Lauren Grinberg, quarta colocada, com 301 tacadas (78, 73, 78, 72), +17.
“Eu gostaria de agradecer a todos que tornaram esse torneio maravilhoso realidade. O campo estava perfeito, muito bonito e desafiador. Quero agradecer minha família e todos que me apoiaram nessa conquista”, disse Micaela Farah.
Já a Taça Mario Gonzalez, para duplas masculinas, ficou pelo terceiro ano consecutivo para a Argentina, com Matias Lezcano e Horacio Carbonetti, que fizeram ótima volta nesse domingo e fecharam com 569 tacadas somadas, +1, contra 572, +4, dos brasileiros Herik Machado e Lucas Park. Os chilenos Agustin Errazuriz e Carlos Bustos ficaram em terceiro, com 580, +12.