Os brasileiros Andrey Xavier, Guilherme Grimberg, Fred Biondi, Lucas Park e Matheus Park chegaram na segunda-feira (17) na República Dominicana para disputar o Latin America Amateur Championship (LAAC), o principal torneio de golfe amador do continente. Nesta terça-feira (18) eles foram fazer o reconhecimento do Teeth of the Dog, campo projetado por Pete Dye, e na quarta (19) fazem o treino oficial. As disputas começam na quinta-feira (20) e vão até domingo (23).
O LAAC 2021 terá a participação de 108 golfistas de 29 países. O campeão recebe um convite para o Masters Tournament do Augusta National Golf Club e uma isenção para o 150º Open em St Andrews. O vencedor também recebe isenção do Campeonato Amador da modalidade, do Campeonato Amador dos EUA e de qualquer outro amador para qual esteja elegível da federação de golfe dos Estados Unidos, a USGA, e esteja isento da fase final de qualificação para o 122º Aberto dos EUA. As melhores colocações de brasileiros foram na primeira edição, em 2015, com o terceiro lugar de André Tourinho, e em 2019 com Andrey Xavier ficando em quinto lugar e Fred Biondi, em sexto.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Golfe latino
Fundado pelo Torneio Masters, The R&A e USGA, o LAAC foi estabelecido para desenvolver o golfe amador na América do Sul, América Central, México e Caribe. O campeonato passa anualmente pelos melhores campos da América Latina. Dentre os atletas que o disputaram, destaques para vencedores do PGA Tour e atletas olímpicos de 2020, como o chileno Joaquin Niemann, campeão em 2018 e Sebastián Muñoz, da Colômbia. A atual edição estava originalmente agendada para 14 a 17 de janeiro, no Peru, mas foi adiada devido à pandemia. O presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), Osmar da Costa Sobrinho, está presente na República Dominicana, também como presidente da Federação Sul-Americana de Golfe (FSG).