8 5
Siga o OTD

Golfe

Brasileira avança para a fase final da classificatória para o circuito mundial de golfe

A paulista Luciane Lee avançou para a terceira e última fase da Qualifying School, a seletiva para o LPGA Tour, o principal circuito de golfe feminino do mundo. Na segunda fase da seletiva, disputada neste final de semana no Plantation Golf Country Club, na Flórida (EUA), Luciane somou 300 tacadas (parciais de 76/75/70/79) e terminou empatada em 76º lugar – as primeiras 80 se classificavam para a fase final.

Luciane, que faz parte do time de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), já havia garantido o cartão para a temporada 2017 da Symetra Tour, o circuito de acesso ao LPGA Tour.

A fase final será disputada de 30 de novembro a 4 de dezembro no LPGA International, nos EUA. As 20 primeiras colocadas ganham cartões integrais para o LPGA Tour.

Já as golfistas juvenis brasileiras Lauren Nunes Grinberg (SP) e Sophia Campos (PR) terminaram neste sábado sua participação na primeira edição do Annika Invitational Latin America, torneio criado pela Annika Foundation, da golfista sueca Annika Sorenstam, ex-número 1 do mundo e campeã de dez majors na carreira e de um total de 89 campeonatos. O torneio teve o apoio do R&A.

Sophia somou 236 tacadas e terminou empatada em 20º lugar. Lauren totalizou 240 para finalizar empatada em 27º. Participaram do campeonato 51 golfistas de 12 a 16 anos de países da América Latina, usando como base a colocação das golfistas no ranking mundial amador (WAGR, na sigla em inglês). O torneio aconteceu no Hurligham Club, em Hurlingham, a 45 minutos do centro de Buenos Aires. O clube foi fundado em 1888. O campo tem par 71 e 5.900 jardas para as damas.

A campeã do evento foi a argentina Agustina Gomez Cisterna, que recebeu convite para disputar o Abierto Sudamericano Amateur – Argentina 2017. Ela, a vice-campeã, Belen Anacona, e a terceira colocada, Pilar Berchot, todas elas argentinas, ganharam vaga para o Annika Invitational em Orlando, nos EUA.

No Rio de Janeiro, o paulista Pedro Nagayama jogou 65 tacadas, seis abaixo do par, neste domingo para conquistar o título do Campeonato Aberto do Estado e ser o primeiro campeão amador scratch do Campo Olímpico de Golfe, palco recentemente dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre as mulheres, a argentina Constanza Jofre venceu de ponta a ponta a edição patrocinada pela Embrase e Personal Service.

Nagayama, do São Fernando (SP), começou a rodada final empatado com o gaúcho Herik Machado e o carioca Daniel Kenji Ishii, todos com 143 (+1) tacadas. O jogo seguiu parelho até o buraco 7 da última volta, quando Nagayama fez um birdie e começou a se distanciar dos concorrentes, motivado principalmente por putts precisos. O paulista concluiu o percurso do dia com oito birdies e apenas dois bogeys para totalizar 65 tacadas, o recorde amador do Campo Olímpico. Kenji, do Itanhangá (RJ), e Herik, do Belém Novo (RS), jogaram três abaixo na final, cada um com quatro birdies e um bogey, e terminaram empatados na vice-liderança a três tacadas do campeão.

O paranaense Diego Veiga, do Curitibano (PR), ficou em quarto lugar, com 221, oito acima do par, seguido pelo paulista Marcos Negrini, do Damha (SP), e o paranaense Ivo Leão, do Graciosa (PR), ambos com 222 tacadas, nove acima.

Feminino – A argentina Constanza Jofre, do Las Delicias, de Córdoba (ARG), venceu de ponta a ponta com um total de 239 tacadas, parciais de 78, 80 e 81 tacadas. A vice-campeã foi o paulista Giovanna Yabiku, do Campinas, que somou 246 tacadas, seguida por Ana Beatriz Cordeiro, do Alphaville (PR), com 247. Laura Caetano, do Brasília, terminou em quarto lugar, com 249.

Categorias no Aberto do Estado – Entre os participantes de handicap índex até 8,5, vitória de Mac Huang, do São Fernando (SP), com 216, seguido por Gabriel Velasco, do Belém Novo (RS), com 217. Entre as mulheres, Maria Francisca Bragança, do Gávea (RJ), venceu a categoria até 8,5 de handicap, com 221. A vice-campeã foi Maria Emília Pereira, do Itanhangá (RJ), com 222.

Em paralelo, aconteceu a Taça Cidade Olímpica, que contemplou participantes de 8,6 a 29,3 de handicap índex, no masculino e feminino. Na categoria de 8,6 a 14, o título ficou com Paulo Hendges, da Academia GolfRange Campinas (SP), com 230. Edigezir Gomes, do Itanhangá (RJ), terminou em segundo lugar, com 232, com o paulista Douglas Delamar, do São Fernando (SP) e também representante dos patrocinadores Embrase e Personal Service, completando o pódio na terceira colocação, com 233.

Na disputa de 14,1 a 22,1, o jogador do São Fernando Denis Song faturou o prêmio de campeão, com 205, seguido por Carlos Cruz, do São Paulo (SP), com 214, e Ronni Fratti, de Campinas (SP), com 218. Entre os jogadores de 22,2 a 29,3 de índex, jogada em par point, Antônio Borges, filiado à federação fluminense, saiu vitorioso com 111 pontos. Pedro Cesar Ribeiro, da Federação Baiana e Capixaba, ficou no segundo lugar, com 104, e Jiro Kawase, da Federação do Estado do RJ, terminou em terceiro, com 103.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Golfe