Neste domingo (14), teve início mais uma edição do Regional Sul de Goalball em Curitiba, no Paraná. Ao todo, 26 equipes participam da competição que reúne times de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um dos destaques do dia foi a estreia do Projeto Maestro da Bola, instituição paranaense idealizada pelo ex-jogador Ricardinho. O time, já tradicional no futebol de cegos, fez a sua estreia em uma competição nacional do goalball.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com pouco mais de um ano de atividade na modalidade da bola azul, o elenco conta atualmente com 16 atletas, a maioria já experiente no meio. A ideia é, a partir de agora, passar a atrair jovens talentos da região. “O goalball veio da ideia de continuar atendendo aos deficientes visuais em uma nova modalidade e também porque a gente percebeu que a adesão, em comparação ao futebol, era maior. Dentro do Maestro, é uma modalidade mais democrática, porque conseguimos ter um leque de faixa etária e atender a ambos os gêneros. Estamos bastante otimistas de conseguir fazer o fomento à modalidade nos próximos anos”, explica a coordenadora do Maestro, Renata Pozzi, irmã de Ricardinho.
A estreia do Maestro foi com vitória com as mulheres, que fizeram 5 a 3 no IRM-PR (Instituto Roberto Miranda), e derrota com os homens, que perderam da Acergs-RS (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul) por 12 a 2. A primeira fase do Regional Sul de goalball segue até quinta-feira (18), com a definição do título no sábado (20).