O Brasil adicionou mais quatro medalhas de ouro a lista de conquistas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens em Bogotá, na Colômbia. Na última quinta-feira (8), os brasileiros ocuparam os lugares mais altos do pódio nas disputas do tênis e basquete em cadeira de rodas e no goalball.
A primeira medalha do Brasil no Parapan de Jovens na quinta-feira saiu com Vitória Miranda. A tenista mineira bateu a colombiana Paula Meza na final do torneio simples feminino com um duplo 6/2. Logo depois, Vitória voltou a conquistar uma medalha dourada nas duplas mistas. Ao lado de Luiz Gustavo Calixto, ela voltou a vencer Meza, que fez parceria com Dario Sánchez, em uma decisão (6/2 e 6/0).
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
“Estou muito feliz por essa conquista. Quando comecei no tênis em cadeira de rodas, nunca imaginei que poderia ser campeã em uma das principais competições para atletas jovens do mundo. Isso mostra que estou evoluindo, não só na quadra, como fora dela também”, festejou Vitória.
Mais ouros no Parapan de Jovens
O segundo ouro da quinta-feira veio no goalball masculino. A equipe brasileira venceu o Peru na final por 17 a 10 na final. Contudo, o placar não traduz a dificuldade imposta pelos rivais, que terminaram o primeiro tempo em vantagem.
+Brasil conquista 500ª medalha no Parapan de Jovens
“Depois que encaixamos a defesa, conseguimos a vitória. Tivemos que nos adequar ao jogo deles, porque eles estavam se defendendo muito bem, coisa que não estávamos conseguindo na etapa inicial, mas somos uma equipe muito qualificada. Temos uma característica de se ajustar dentro do próprio jogo e não desistir em nenhum momento”, comentou o paulista Wellington Santos, um dos titulares do Brasil e autor de seis gols na final. Os outros foram marcados por Fábio Júnior (6) e Lucas Araken (5).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na decisão do basquete feminino em cadeira de rodas, as brasileiras superaram a Argentina por 7 a 6. As cestas foram marcadas por Paula Letícia Silva (3x) e um de Dayane Aureliano. “Essa medalha é fruto de uma dedicação. Treinamos muito para estar aqui e, agora, conseguimos alcançar o objetivo”, disse Laura.
Bronze no goalball
Por fim, a equipe feminina de goalball ficou com o bronze ao derrotar as anfitriãs colombianas por 3 a 1, com três gols da mineira Amanda Braz. “Não era a medalha que queríamos, mas estamos orgulhosas de representar o Brasil no Parapan de Jovens. É um time muito unido e que trabalhou muito para subir ao pódio”, analisou dessa forma a artilheira da disputa pelo terceiro lugar.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)