A Seleção Brasileira feminina de goalball foi convocado nesta quinta-feira (11) para a Copa Malmö, tradicional competição da modalidade, que será disputada na Suécia de 19 a 21 de maio. O torneio reunirá dez países: Turquia, Canadá, Israel, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Dinamarca, Brasil, França e Ucrânia.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Assim como em 2022, a edição atual contará apenas com o torneio feminino – em oito oportunidades, houve a categoria masculina. Confira a lista de convocadas pelo técnico Gabriel Goulart: Ana Carolina Custódio (Icemat-MT), Ana Gabriely Assunção (Sesi-SP), Danielle Longhini (Sesi-SP), Jéssica Vitorino (Sesi-SP), Kátia Silva (Instituto Athlon-SP) e Moniza Lima (Sesi-SP).
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
Sobre o torneio
Primeiramente, a Copa Malmö existe desde 2000. O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres. Por conta da pandemia, não houve competição em 2020 e 2021. No ano passado, as meninas ficaram com o bronze ao vencerem os EUA por 2 a 1 nos pênaltis. A Seleção norte-americana, por sinal, é a maior vencedora da história, com nove troféus, sendo o último em 2015. As japonesas são as atuais campeãs.
A Copa Malmö deste ano conta com dois grupos com cinco equipes em cada. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Dinamarca, Canadá, Israel e Ucrânia – adversária das brasileiras na estreia, dia 19, às 4h35 (horário de Brasília-DF). Na outra chave, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido e Turquia irão se enfrentar.
O foco do trabalho este ano está na classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ainda sem vaga garantida, a equipe terá duas possibilidade de buscar um lugar entre os oito países que disputarão o torneio de goalball na capital francesa: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, em novembro, no Chile. Assim, apenas o campeão de cada um desses torneios garante vaga na Paralimpíada.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais