A seleção brasileira de goalball conheceu na última segunda-feira (5) o palco do Mundial da modalidade, que será disputado de 7 a 16 de dezembro em Matosinhos, Portugal. As equipes feminina e masculina realizaram os primeiros treinos no Centro de Desportos e Congressos, que além de abrigar a competição, recebeu a delegação que chegou no último domingo.
+ Brasil estreia com oito vitórias no Mundial de bocha, no Rio de Janeiro
A seleção masculina fez uma atividade com bola no Ginásio Professor Costa Pereira, enquanto a feminina treinou no Ginásio Ilídio Ramos. A estreia do Brasil está marcada para a próxima quinta-feira, 8. O time masculino vai estrear contra a Argélia e o feminino vai enfrentar a Grã-Bretanha.
Atual bicampeã mundial, a equipe masculina tentará conquistar o inédito tricampeonato, algo jamais alcançado por alguma seleção. Se conquistar o título, a equipe vai se tornar a mais vencedora da competição, à frente de Lituânia e Alemanha, que também são bicampeãs.
A Seleção feminina tem o bronze conquistado na edição anterior, em Malmö 2018. como melhor resultado.
Sobre o Mundial de goalball
O Campeonato Mundial de Goalball 2022 é classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024: campeão e vice de cada categoria estarão automaticamente garantidos.
Os donos da casa abrem o torneio nesta quarta, quando as seleções masculina e feminina de Portugal enfrentarão Japão e Austrália, respectivamente.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em ambos os torneios, o sistema de disputas será o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória.
Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final. As disputas por medalha estão marcadas para o dia 16, e as mulheres fecharão o evento.