A Seleção Brasileira de goalball embarca neste sábado (3) rumo a Matosinhos, em Portugal, sede do Campeonato Mundial, que será disputado de 7 a 16 de dezembro. A delegação será composta por 25 pessoas, entre atletas, membros da comissão técnica e estafe. Dos 12 convocados pelas comissões técnicas das equipes feminina e masculina, metade jogará esta competição pela primeira vez. O Brasil estreia no dia 8 com as duas equipes. Informações sobre a transmissão das partidas serão disponibilizadas posteriormente nos canais oficiais da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais).
+ Guilherme Costa vence os 400m livre no US Open de natação
Atuais bicampeões, os rapazes tentarão um feito inédito já que nenhum país até hoje foi tricampeão mundial de goalball. De quebra, isto faria do Brasil o maior vencedor de todos os tempos, à frente de Lituânia e Alemanha, bicampeões a exemplo dos brasileiros. “O Brasil chega como o principal favorito devido ao histórico recente dele. Mas a gente sabe que está em um momento de transição, uma nova comissão técnica. Para confirmar o favoritismo, precisamos passar por um processo de inovação, já que todo mundo passou a se espelhar no nosso goalball para tentar ganhar da gente”, explica o técnico Jônatas Castro, que levará a Portugal um grupo bem mais experiente com quatro atletas que estiveram na campanha do ouro em Malmö 2018, na Suécia. Dois deles, Leomon e Romário, também foram campeões em Espoo 2014, na Finlândia.
Seleção feminina
Já as mulheres, que tiveram seu melhor resultado justamente na edição passada, quando ficaram com o bronze, buscam melhorar sua colocação e, quem sabe, lutar pelo inédito ouro. “Estou levando isso com muita responsabilidade. Eu vejo como essas meninas se dedicam, se preparam. O grupo, apesar de novo, está preparado para este Mundial”, aposta o técnico Gabriel Goulart, que assumiu o cargo este ano e terá sua primeira experiência em Mundiais.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mundial de 2022
O campeonato é classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024: campeão e vice de cada categoria estarão automaticamente garantidos. As partidas acontecerão simultaneamente em duas quadras do Centro de Desportos e Congressos: o Ginásio Professor Costa Pereira, que será o principal, e o Ginásio Ilídio Ramos.
Os donos da casa abrem o Mundial no dia 7, quando as Seleções masculina e feminina de Portugal enfrentarão Japão e Austrália, respectivamente. A partir do dia 8, começam os confrontos das demais equipes. O Brasil estreia com a seleção masculina: enfrentam a Argélia, às 7h10 (de Brasília) – a cidade-sede se encontra três horas à frente do fuso brasileiro. Mais tarde, às 13h, as meninas encaram a Grã-Bretanha. Cada time jogará apenas uma vez por dia.