Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fica com ouro e prata na Copa Ancara de Goalball

As duas finais foram contra os donos da casa turcos, sendo que o time feminino saiu com a vitória e o masculino, desfalcado, ficou com o vice-campeonato

Seleção brasileira de goalball feminino seleção feminina de goalball Copa Ancara de Goalball Brasil campeão vice
(divulgação)

O Brasil saiu com um troféu de campeão e outro de vice na Copa Ancara de Goalball, encerrada nesta terça-feira (19) na capital da Turquia. As duas finais foram contra os anfitriões, e a seleção feminina venceu por 10 a 3 dando o troco na hora certa após perder as duas anteriores para as adversárias da competição. O time masculino, que havia perdido uma e vencido outra contra os turcos na fase de classificação, foi derrotado na decisão por 5 a 2. Vale lembrar que os homens foram sem o trio titular campeão paralímpico em Tóquio, Romário Marques, Leomon Moreno e Josemarcio Souza, também conhecido como Parazinho, poupados pelo técnico Jônatas Castro.

A final feminina da Copa Ancara de Goalball foi uma revanche, pois a seleção brasileira perdera as duas partidas disputadas, por 7 a 6 e 12 a 6. Na decisão, o Brasil abriu 2 a 0, as turcas descontaram e o Brasil fez 3 a 1, placar da primeira etapa. Na segunda, a seleção ampliou para 4 a 1, tomou o segundo, mas recolocou três de frente no 5 a 2. Dali em diante as brasileiras deslancharam e levaram a vantagem para 9 a 2. Ainda antes do fim do jogo, cada lado balançou as redes mais uma vez dando números finais ao confronto. O bronze ficou com o Japão ao vencer o Egito pela regra da misericórdia ao impôr 10 a 0.

Final masculina

A final masculina foi um tira-teima. Na fase de classificação, uma vitória para cada lado com os turcos vencendo primeiro por 10 a 6 e os brasileiros devolvendo por 7 a 5. Esse último jogo foi disputado nesta terça, antes das disputas por medalhas. Na disputa pelo título masculino da Copa Ancara de goalball, foi o Brasil que saiu perdendo por 2 a 0, descontou, mas tomou o terceiro e o quarto antes do intervalo. Os anfitriões ampliaram para 5 a 1 já encaminhando a vitória. Antes do fim ainda deu tempo de os brasileiros descontarem um gol ao ficar com o vice. Na disputa pelo bronze, o Japão venceu por 13 a 9 a seleção do Iraque.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia