As seleções brasileiras masculina e feminina de goalball se classificaram para a decisão do Campeonato das Américas de goalball. Nesta desta segunda-feira (21), os homens derrotaram Porto Rico por 10 a 0, nas quartas, e a Colômbia por 13 a 3, pela semi, na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, Já as mulheres superaram o Chile nas quartas, também por 10 a 0, e os Estados Unidos por 5 a 4, na semi, na quadra da modalidade do CT.
Pela regra do goalball, a equipe que alcançar dez gols de diferença, vence o duelo, independentemente do tempo restante para acabar o confronto. E as duas seleções brasileiras seguem invictas.
Os artilheiros brasileiros do dia foram Parazinho (9), Dantas (8), Leomon (5) e Emerson (1). No feminino, com muita emoção e com Jéssica pegando um pênalti com 6s para o fim, a vaga na final veio. Além de salvar o Brasil, Jéssica foi a artilheira do dia com seis gols. Os outros gols foram feitos por Moniza (5), Kátia, Danielle Longuini e Larissa marcaram os gols.
“Todos os jogos contra os Estados Unidos são duros até o fim. Eu acreditei até o fim que seria possível vencer. Até o fim. Naquela penalidade eu tinha certeza que eu iria pegar. Essa vaga no Mundial é importante por ser um novo ciclo e nos faz ficar mais perto da Paralimpíada de Paris”, comentou Jéssica.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Agora, a seleção masculina terá pela frente a seleção dos Estados Unidos na disputa do título. Já a Seleção feminina vai encarar o Canadá. As duas primeiras colocadas do Campeonato das Américas de goalball se garantem no Mundial.
“Temos mantido um bom desempenho na defesa e os gols que estamos fazendo é consequência do que o técnico [Jônatas Castro] fala conosco. Esperamos agora, na final, um jogo difícil, seja qual for o time adversário”, completou Jéssica, atleta da seleção feminina.
O Campeonato das Américas de goalball
Esta é a quarta edição do Campeonato das Américas de goalball, sendo a terceira sediada em São Paulo (2005, 2017 e 2022). Em 2013, ele foi disputado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já a masculina tem, além do título de 2017, o terceiro lugar em 2013 e a quarta colocação em 2005.
A competição vale vaga para o Mundial da modalidade, marcado para junho, na China. A Seleção Brasileira masculina, campeã paralímpica em Tóquio e atual bicampeã mundial, já está classificada. A feminina, quarta colocada na capital japonesa, precisa chegar à final do Campeonato das Américas para garantir a sua vaga. Caso encare os EUA nas semifinais e perca a partida, a terceira colocação bastará às brasileiras, pois as norte-americanas já possuem vaga no Mundial.