Nesta quinta-feira (9), o Brasil estreia no Mundial de Ginástica de Trampolim, em Sofia, na Bulgária. Seis atletas irão representar o País nas provas individuais e de trampolim sincronizado. O primeiro dia é reservado para as classificatórias individuais, masculinas e femininas, a partir das 6h30.
Dessa vez, vestem a camisa da Seleção Alice Gomes, Camilla Gomes, Daienne Lima e Lorrane Souza, Carlos Ramírez Pala e Rafael Andrade, que foi o representante brasileiro da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e todos os ginastas têm uma grande expectativa para o campeonato que reúne os melhores atletas do Mundo na modalidade.
O Brasil estará entre equipes fortíssimas e espera uma grande competição. É importante lembrar que este é o Mundial que inicia o ciclo olímpico, portanto, com algumas alterações no código.
“É o primeiro Mundial do novo ciclo olímpico, com as novas regras do código de pontuação. Os atletas ainda estão se adaptando à elas, porém, o nível técnico está muito alto”, mencionou a técnica e coordenadora das Seleções de Trampolim da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Tatiana Figueiredo.
O supervisor de seleções Klayler Mourthé também ressaltou o código implantado este ano e a renovação da Seleção Feminina, já de olho em todo o ciclo olímpico. “Neste Mundial um dos pontos relevantes é a renovação da Seleção Feminina. Três novas ginastas ingressaram na equipe, Lorrane Souza, Daienne Cardoso e Alice Gomes, compondo com a ginasta Camilla Gomes o time brasileiro para o campeonato. Este é o primeiro ano do ciclo olímpico e é importante dar a elas experiência para metas mais altas ao longo dos anos até o Jogos Olímpicos de 2020.”
Ele também destacou a união da equipe e o aprendizado que todos os atletas estão tendo nesses dias de convívio. “Além da comissão técnica as meninas também contam com a experiência dos ginastas Ramirez Pala e Rafael Andradre. Rafael foi o representante do trampolim brasileiro nos Jogos Olímpicos de 2016 e todo o apoio dado às meninas pelos ginastas da Seleção Masculina será bastante importante para o bom desempenho das estreantes neste campeonato mundial”, acrescentou Klayler.
Carlos Ramirez Pala é o atleta mais experiente do grupo e parte para o 15° Mundial da carreira. “Fiz uma forte preparação para este campeonato. Esse ano disputei competições nacionais e internacionais para chegar bem aqui. O trampolim é um esporte que requer muita precisão, muita calma e plasticidade e isso depende do momento em que cada atleta sobe no trampolim para realizar a série. Agradeço a CBG, aos nossos patrocinadores, à Caixa Econômica Federal, que tem investido e acreditado nesse projeto”, disse o ginasta.
Camilla Gomes que também é uma atleta com bastante experiência tem grandes expectativas. “Me preparei bastante para esse Mundial e para representar o Brasil da melhor maneira possível”, comentou Camilla.
Daienne Lima é uma das jovens atletas da equipe feminina. Ela conta que a preparação que está sendo finalizada já na Bulgária irá ajudar bastante. “Fizemos bons treinamentos até aqui e a expectativa é que façamos uma excelente competição.”
Alem de Tatiana Figueriedo e Klayler Mourthé, os atletas estão acompanhados pelos técnicos Alexandro Pereira e Rodrigo Bachur, pela chefe de delegação Verônica Martins, a fisioterapeuta Marina Araújo, o médico Reuthemann Madruga e a árbitra Eliane Simão.
Programação
*Horário de Brasília
Quinta-feira (9)
6h30 – Classificatórias trampolim individual masculino e feminino
Sexta-feira (10)
5h – Classificatórias trampolim sincronizado feminino
9h15 – Classificatórias trampolim sincronizado masculino
14h – Finais por equipe
Sábado (11)
12h25 – Finais trampolim sincronizado masculino e feminino
Domingo (12)
9h30 – Semifinais trampolim individual masculino e feminino
11h05 – Finais trampolim individual masculino e feminino