8 5
Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Definidas as atletas do país que competirão internacionalmente

Após seletiva realizada em Curitiba, foram escolhidas as atletas da seleção de ginástica rítimica que irão ao Mundial, ao Sul-Americano e ao Pan

Estão definidas as ginastas que irão integrar as delegações do Brasil nas principais competições internacionais de Ginástica Rítmica em 2018. Os nomes foram selecionados após as seletivas realizadas durante o Campeonato Brasileiro Adulto e Infantil, neste mês, em Curitiba (PR).

Os dois principais campeonatos adultos da temporada são o Campeonato Mundial, em Sofia, na Bulgária, de 10 a 19 de setembro, e o Pan-Americano de Lima, no Peru, de 26 a 30 de setembro.

Nas duas competições, o país será representado na disputa individual por Bárbara Domingos (Agir), Heloísa Bornal (Unopar) e Natália Gaúdio (Escola de Campeãs). No Pan, Mariany Miyamoto (AGRD-Joinville) será a 4ª ginasta.

A Seleção Brasileira irá participar da disputa por conjuntos. No momento, estão treinando com a treinadora Camila Ferezin e a assistente técnica Bruna Rosa, em Aracaju(SE), Jessica Maier, Gabrielle Moraes, Gabriela Paixão, Nicole Duarte, Deborah Medrado, Alanis Ávila, Alessandra Corrêa, Maria Luiza Gomes e Victória Borges. Além delas, Karine Walter, Vitória Guerra e Camila Godinho foram convidadas para serem avaliadas.

“As atletas do conjunto participaram de uma avaliação no início do ano no qual foram avaliadas as questões técnicas, psicológicas, médicas e nutricionais. E recentemente, durante o Campeonato Brasileiro Adulto, algumas ginastas foram analisadas e três foram identificadas com perfis e biotipos ideais para o conjunto. O mais importante foi que estas ginastas se colocaram à disposição da equipe e, assim, foram convidadas para serem avaliadas”, afirmou a treinadora, que ressaltou que a definição do time que irá para as competições só acontecerá no fim de agosto.

No Mundial, o conjunto precisa terminar entre os 24 primeiros para conseguir uma vaga no campeonato de 2019, classificatório para a Olimpíada de Tóquio-2020.

A Confederação Brasileira de Ginástica também divulgou as atletas das categorias adulta e de base selecionadas para participar do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, que acontecerá de 22 a 29 de outubro, em Melgar, na Colômbia. Elas foram escolhidas após a seletiva em Curitiba.

Conheça as convocadas para o Sul-Americano:

AC2 – (9-10 anos)

Ana Luiza F. de Souza (AGRD-Joinville)

Keyla Vitória Lima S. Santos (Gorba)

Lana Y. Yanaga (Agir)

Letícia C. M. Silva (Agir) – reserva

Treinadora: Vanessa Hagemann

 

Conjunto: Agir

Treinadora: Valdenize Cunhago

 

AC3 – (11-12 anos)

Emanuelle Felberk Rocha (Escola de Campeãs)

Isadora de Oliveira (Agir)

Julia Kurunczi (Unopar)

Gabryela da Rocha (Agir) – reserva

Treinadora: Marcia Naves

 

Conjunto: Associação Brusquense

Treinadora: Amanda Gallo

 

AC4 – (13-14 anos)

Maria Eduarda M. Pereira  (Aginat)

Mariana G. Pinto (Agir)

Viviane Oda Miranda (Osasco)

Ana Luiza Neiva (Cassab) – reserva

Treinadora: Gilmara Lira

 

Conjunto: Unopar

Treinadora: Juliana Coradine

 

Juvenil

Amanda Santos (Unopar)

Maria Clara de Souza (GRM)

Maria Eduarda Arakaki (Marista Maceió)

Ana Carolina Sandrini (Agin/Norsul) – reserva

Treinadora: Dayane Camilo

 

Conjunto: Serc

Treinadora: Florência Rodriguez

 

Adulto

Bárbara Domingos (Agir)

Heloísa Bornal (Unopar)

Natália Gaúdio (Escola de Campeãs)

Mariany Miyamoto (AGRD-Joinville) – reserva

Treinadora: Mônika Queiroz

 

Conjunto: Seleção Brasileira

Treinadora: Camila Ferezin

Assistente Técnica: Bruna Rosa

Mais em Ginástica Rítmica