No quarto e último dia do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Júnior e por Idades, realizado neste domingo (8) no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, o Brasil encerrou sua participação com mais oito medalhas de ouro nas categorias Juvenil e AC4. Os destaques ficaram para os conjuntos, que se consagraram campeões absolutos nas finais dos 5 arcos e 5 pares de maças.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Três ouros para o juvenil
Nas finais individuais da categoria Juvenil, Sarah Mourão, vice-campeã geral, conquistou duas medalhas de prata: no arco, com 28.700, e nas maças, com 26.300. Na bola, Gabriela Cunha garantiu o bronze com 24.700. Já na fita, Stefhany Popoatzki conquistou o único ouro individual do Brasil, somando 26.850, seguida pela venezuelana Jimena Dominguez, vencedora das outras provas, e pela chilena Constanza Ortiz.
Na final dos 5 arcos, ao som de Mario Bros, o conjunto juvenil formado por Alicia Medeiros, Andriely Cichovicz, Clara Beatriz Vaz, Júlia Anny Cruz, Maria Fernanda Fausto e Sofhia Xavier apresentou algumas imprecisões, mas garantiu o ouro com 24.950. Já na final dos 5 pares de maças, sob o comando da técnica Juliana Coradine, o grupo fez uma apresentação impecável e conquistou o ouro com 28.000 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Campeãs absolutas no AC4
Na categoria AC4, para atletas de 13 e 14 anos, o Brasil dominou as finais, conquistando todos os ouros. No arco, Beatriz Vieira venceu com 26.700, enquanto Amanda Manente ficou com o bronze, somando 26.350. Nas maças, Anna Júlia levou o ouro com 27.050, e Amanda garantiu a prata com 26.100. Já na fita, Amanda foi a única brasileira a subir ao pódio, conquistando o ouro com 24.850, enquanto Anna Julia terminou na quarta posição com 21.250.
Assim como na categoria Juvenil, o conjunto AC4 do Brasil também brilhou nas finais por aparelhos. Na prova dos 5 arcos, a equipe somou 24.750 pontos e conquistou o ouro. Em seguida, na apresentação dos 5 pares de maças, alcançaram 22.250 pontos, garantindo mais uma medalha dourada. A Venezuela ficou com a prata em ambos os aparelhos, enquanto Equador e Chile dividiram o bronze. A equipe brasileira contou com Ana Laura Schutt, Danieli Girolometto, Emili Bello, Gabriela Girolometto, Heloyse Lima e Karen Ortonlan.