8 5
Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Babi Domingos leva o bronze nas fitas da World Challenge Cup

Babi leva o bronze na final individual de fitas no World Challenge Cup de ginástica rítmica, na Romênia, às vésperas de Paris 2024

Babi Domingos, World Challenge Cup, ginástica rítmica, conjunto

História feita! Na manhã deste domingo (14) aconteceram as finais da World Challenge Cup de ginástica rítmica, na Romênia. Por lá, Babi Domingos fechou a sua participação histórica no torneio levando o bronze na disputa de fitas, além de participar de todas as finais individuais. O conjunto brasileiro também fez bonito e beliscou o pódio nos cinco arcos. As boas apresentações e resultados animam o Brasil às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ontem (13), o conjunto já havia garantido a prata na série geral.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

A medalha de bronze para Bárbara Domingos veio na última disputa das séries individuais, nas fitas. Ao som de “Bad Romance”, de Lady Gaga, a brasileira fez uma apresentação espetacular e alcançou a nota 32.350. Babi esteve perto de garantir a prata, mas a húngara Fanni Pigniczki fez 32.900 e arrancou a segunda colocação na apresentação final. A grande vencedora foi a ucraniana Taisiia Onofriichuk com os mesmos 32.900, mas com melhor execução.

Esta foi a terceira medalha de bronze de Bárbara Domingos em Copas do Mundo e World Challenge Cup de ginástica rítmica nas fitas. Bárbara Domingos foi medalhista na Bulgária e na Romênia duas vezes.

Babi em todas as finais

Babi Domingos na final da série de bola (Divulgação)

Antes do bronze, o domingo começou com a disputa da final das séries de arco. Babi Domingos, assim como em todas as outras três finais individuais, representou o Brasil na decisão. Ela foi a primeira ginasta brasileira a se classificar nas quatro finais individuais em uma competição internacional.

Ao som da música tema de Rei Leão, Babi brilhou, fez uma boa prova e recebeu a nota de 33.700, que lhe garantiu a quinta colocação. A israelense Daria Atamanoo, com 36.450, foi a grande vencedora. Enquanto a búlgara Stiliana Nikolova (35.200) e a alemã Margarita Kolosov (34.950) completaram o pódio.

Em seguida, veio a final da série de bola. Desta vez, Bárbara teve uma atuação ligeiramente abaixo da primeira, teve 33.200 pontos e ficou na sétima colocação. A alemã Darja Varfolomeev, com 36.400 levou o ouro. Na cola dela veio as búlgaras Stiliana Nikolova (36.150) e Boryana Kaleyn (35.800) completando o pódio.

Após a pausa para a disputa em conjuntos, as competições individuias voltaram com as finais de maças e fitas. Nas maças, Babi teve mais uma boa atuação, anotou 33.450 pontos e ficou na quinta colocação. A alemã Darja Varfolomeev foi a campeã com 35.850, apenas 50 pontos à frente da búlgara Stiliana Nikolova. Por fim, A israelense Daria Atamanoo, com 35.200, fechou o pódio na terceira colocação.

O bronze escapou por pouco!

Conjunto brasileiro de ginástica rítmica (Divulgação)

Na decisão dos conjuntos de cinco arcos o Brasil ficou pertíssimo de sair com uma medalha no peito. O conjunto brasileiro, com Duda, Victória, Déborah, Sofia e Nicole, abriu as apresentações da disputa. Ao som de “I Wanna Dance with Somebody”, de Whitney Houston, as meninas brasileiras fizeram uma bonita prova e receberam a nota de 37.350. A pontuação ainda poderia ser maior, mas uma queda do aparelho no momento de troca resultou em uma infração.

O time de Israel levou o ouro com uma atuação impecável, tendo 39.400 pontos. Em seguida, veio a Itália com a pontuação de 38.750. O Brasil estava levando o bronze até a última apresentação. No entanto, o conjunto búlgaro fez 38.700 e tirou as brasileiras do pódio.

Por outro lado, na decisão do conjunto de três fitas e duas bolas, as meninas do Brasil tiveram algumas falhas na execução e ficaram na parte de trás da classificação (8ª). O maior problema esteve na perda bola durante uma colaboração. Assim, a ponutação das brasileiras foi de apenas 29.950. Aespanha levou o ouro com a nota de 34.700, seguida por França (33.850) e Ucrânia (33.850).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Ginástica Rítmica