O Brasil se classificou para a final dos cinco arcos na Copa do Mundo de Sofia de ginástica rítmica, na Bulgária, nesta sexta-feira (12). O conjunto formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Victória Borges, Déborah Merado e Sofia Madeira marcou 35.850 pela bela apresentação e ficou em terceiro lugar na qualificatória, atrás somente de Israel e da Itália. A briga por medalhas acontecerá no domingo.
- João Fonseca no Next Gen ATP Finals: horário e onde assistir
- Kamilla Cardoso faz duplo-duplo, mas Shanghai perde
- Brasil terá quatro eventos do Circuito Mundial de em 2025
- Isa Abreu abdica de competições para montar pista de obstáculos
- Praia vence confronto chave e encaminha classificação
Mesmo sem contar com a presença da titular Bárbara Galvão, que sofreu uma lesão e não viajou com a equipe para a Bulgária, o conjunto brasileiro mostrou um bom desempenho na qualificatória. O time verde-amarelo fez uma série limpa ao som de “I Wanna Dance With Somebody”, de Whitney Houston, e recebeu 35.850 de pontuação, sendo 20.100 de dificuldade, 8.150 de artístico e 7.500 de execução.
Com a nota, o Brasil ficou em terceiro lugar no quali, atrás de Israel, que liderou com 38.150, e da Itália, segunda colocada com 37.050. Um total de 15 conjuntos participaram da disputa, mas somente os oito primeiros colocados avançaram à final. Além desse top-3, França, Espanha, México, Bulgária e Ucrânia passaram para a decisão, que ocorrerá no domingo (14), às 07h55 (horário de Brasília).
Vale destacar que o conjunto brasileiro foi quarto colocado na disputa dos cinco arcos no Mundial de ginástica rítmica do ano passado. A equipe já está classificada para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. As brasileiras voltarão a competir na Copa do Mundo de Sofia neste sábado (13), na qualificatória da série mista (três fitas e duas bolas).
Maria Eduarda Alexandre na final da bola
O Brasil também conta com a participação de Maria Eduarda Alexandre e Barbara Domingos nas disputas individuais da Copa do Mundo de Sofia. As duas já entraram em ação nesta sexta-feira, com destaque para Maria. A atleta de 16 anos teve a oitava maior nota da qualificatória da bola e se classificou para a final do aparelho.