Paris é logo ali! A brasileira Barbara Domingos acertou suas duas apresentações desta quinta-feira (24) e se classificou para a final do individual geral do Mundial de ginástica rítmica, em Valência, na Espanha. De quebra, garantiu uma vaga olímpica para Paris 2024. Babi marcou 30.700 na fita e anotou 31.700 nas maças, chegou a um acumulado de 94.500 pontos e terminou em 14º lugar na qualificatória do AA. Ela ainda se classificou para a final das maças, que acontecerá ainda hoje, com a oitava melhor nota. Por outro lado, Geovanna Santos teve falhas em suas séries e acabou na 21ª colocação, com 92.000.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Barbara Domingos iniciou o dia na 20ª colocação, após 61.900 pontos acumulados. Ela não teve um bom desempenho no arco, na véspera, após erros durante sua apresentação. No entanto, a paranaense se recuperou nesta quinta-feira com atuações brilhantes. Primeiro, na sua forte apresentação da fita, ao som de “Bad Romance”, de Lady Gaga, marcou 30.700 na fita. Em seguida, fez uma ótima série nas maças, ao som de uma versão de “Garota de Ipanema” e marcou 31.700.
QUE SHOW! 🤸♀️🇧🇷
— Time Brasil (@timebrasil) August 24, 2023
Barbara Domingos dominou o palco no Mundial de Ginástica Rítmica, em Valência 🇪🇸 na apresentação com as maças
A brasileira somou 31.700, a 2ª melhor nota do aparelho até o momento
Sensacional! 🤩
📹 @gymnastics pic.twitter.com/7wTzZkPWvq
Babi Domingos em Paris
Pelo regulamento do Mundial de ginástica rítmica, somente as três melhores notas de cada atleta são somadas para a classificação do individual geral. As 18 primeiras colocadas avançaram para a final da competição, enquanto as 17 melhores garantiram vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Assim, com a nota do arco descartada, Babi acumulou 94.500 pontos e ficou em 14º lugar, conseguindo vaga na final e em Paris 2024.
Vale destacar, porém, que a vaga na ginástica rítmica não é nominal, ou seja, pertence ao país e não à atleta. Assim, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é quem define a atleta que utilizará a vaga a partir de seus critérios de convocação. A tendência é de que Babi seja a escolhida. Caso seja confirmada, esta será a primeira Olimpíada de Barbara, que tem 23 anos de idade e é natural de Curitiba, no Paraná.
Além de tudo isso, Babi ainda se classificou para a final das maças na competição, tornando-se a primeira brasileira a chegar em uma final por aparelho no Mundial de ginástica rítmica. Ela já havia chegado na final do individual geral em 2021, quando terminou em 17º lugar. A decisão das maças ocorrerá a partir das 16h (horário de Brasília) desta quinta-feira. A final do individual geral, por sua vez, começará às 10h do sábado (26).
Jojo comete falhas e fica sem vaga
Se o dia foi excelente para Babi, o mesmo não se pode falar para Geovanna Santos. A brasileira havia feito duas ótimas apresentações na abertura do Mundial e ficou em 13º lugar ao fim do primeiro dia. Mas nesta quinta, deixou tanto a maça quanto a fita caírem e perdeu pontos consideráveis. Ela recebeu 28.050 na fita e 27.300 nas maças. Assim, acumulou 92.000 no individual geral e terminou em 21º lugar. A última vaga ficou com a romena Annaliese Dragan, com 93.550.