8 5
Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Geovanna Santos termina dia do Mundial com 13º lugar na geral

No Mundial de Ginástica Rítmica, Geovanna e Bárbara Domingos competiram nos aparelhos de arco e bola, nenhuma avançou para a final

Na imagem, momento da apresentação de Geovanna Santos com sua bola laranja.
Momento da apresentação de Geovanna Santos com sua bola laranja. Foto: Ricardo Bufolin/ CBG

Começou o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Valência, na Espanha, na manhã desta quarta-feira (23). E o Brasil já entrou no tablado com Bárbara Domingos e Geovanna Santos. Ambas competiram nos aparelhos de arco e de bola, buscando um lugar na final de cada aparalho. Também, contabilizaram pontos para o individual geral. Assim, Geovanna terminou o dia com a 13ª colocação na somatória e Bárbara ocupa a 20ª posição.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primeiramente, no arco, Geovanna fez uma apresentação que lhe rendeu 32,150 pontos. Assim, finalizou o aparelho no 15º posto e não ficou entre as oito melhores que foram para a final. Similarmente, Bárbara também não avançou à final do aparelho, ao anotar 29,800 pontos e fechar com a 32ª colocação. Ao todo, foram 83 ginastas que se apresentaram. A pontuação de corte da oitava colocada foi 33,100, obtida pela húngara Fanni Pigniczki.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na final, a húngara superou-se para marcar 34,050 e ficar com o bronze. A prata foi para Sofia Raffaeli, da Itália, com 35,250 pontos, que foi a melhor na qualificação e a grande campeã foi Darja Varfolomeev. A alemã, terceira na classificação, fez 35,750 pontos na apresentação da medalha.

Segundo aparelho

Por outro lado, Bárbara Domingos se recuperou no aparelho da bola. Desse modo, a brasileira marcou 32,100 pontos e fechou com o 12º lugar, o primeiro da lista de reservas da final. Inclusive, foi melhor que sua compatriota, Geovanna, que foi 14ª, com 31,800 pontos. 82 atletas competiram no aparelho e Elzhana Taniyeva, do Cazaquistão, foi a oitava e última classificada para a decisão com 32,450 pontos.

Veja as apresentações de Bárbara e de Geovanna:

Para a definição de pódio, quase deram para as mesmas atletas repetirem seus feitos anteriores. Portanto, a alemã Varfolomeev conquistou seu segundo ouro no dia. Darja foi a segunda na classificação, melhorou para 35,800 sua apresentação final e ouviu o hino germânico pela segunda vez no dia.

Não só Darja, mas também Raffaeli repetiu o pódio com a prata. Anteriormente, a italiana foi terceira. Contudo, melhorou em quase um ponto, com 35,200 sua apresentação e fechou com o vice-campeonato. Por fim, não teve a húngara Pigniczki, mas teve a búlgara Stiliana Nikolova, que foi a melhor da primeira fase e terminou com o bronze, com 35,150.

Classificação geral

Com a definição de dois aparelhos, metade da competição do individual geral já foi. Restam os aparelhos de maça e fitas para somar as três melhores notas e descartar a pior apresentação. Também vale a busca de vaga olímpica. Para o somatório é contabilizado apenas a atuação na fase qualificatória de cada aparelho.

Por enquanto, Geovanna Santos ocupa a 13ª colocação, com 63,950 pontos, e Bárbara Domingos é a 20ª, com 61,900 pontos. A liderança está com a italiana Sofia Raffaeli, com 70,100 pontos. Na sequência, a búlgara Stiliana Nikolova soma 69,850 e a alemã Darja Varfolomeev fecharia o pódio, com 69,300 pontos.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Ginástica Rítmica