Começou o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Valência, na Espanha, na manhã desta quarta-feira (23). E o Brasil já entrou no tablado com Bárbara Domingos e Geovanna Santos. Ambas competiram nos aparelhos de arco e de bola, buscando um lugar na final de cada aparalho. Também, contabilizaram pontos para o individual geral. Assim, Geovanna terminou o dia com a 13ª colocação na somatória e Bárbara ocupa a 20ª posição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Primeiramente, no arco, Geovanna fez uma apresentação que lhe rendeu 32,150 pontos. Assim, finalizou o aparelho no 15º posto e não ficou entre as oito melhores que foram para a final. Similarmente, Bárbara também não avançou à final do aparelho, ao anotar 29,800 pontos e fechar com a 32ª colocação. Ao todo, foram 83 ginastas que se apresentaram. A pontuação de corte da oitava colocada foi 33,100, obtida pela húngara Fanni Pigniczki.
- Basquete: do “milagre de Riga” à queda para o Dream Team
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na final, a húngara superou-se para marcar 34,050 e ficar com o bronze. A prata foi para Sofia Raffaeli, da Itália, com 35,250 pontos, que foi a melhor na qualificação e a grande campeã foi Darja Varfolomeev. A alemã, terceira na classificação, fez 35,750 pontos na apresentação da medalha.
Segundo aparelho
Por outro lado, Bárbara Domingos se recuperou no aparelho da bola. Desse modo, a brasileira marcou 32,100 pontos e fechou com o 12º lugar, o primeiro da lista de reservas da final. Inclusive, foi melhor que sua compatriota, Geovanna, que foi 14ª, com 31,800 pontos. 82 atletas competiram no aparelho e Elzhana Taniyeva, do Cazaquistão, foi a oitava e última classificada para a decisão com 32,450 pontos.
Veja as apresentações de Bárbara e de Geovanna:
ELA VEIO AÍ DEMAIS! Nossa @babidomingos chegou metendo o pé na porta aqui no Campeonato Mundial de Valência 🇪🇸! Na classificatória de bola a brasileira foi lá e mostrou que tá mais do que pronta e disposta a lutar por sua vaga olímpica! A nota? 32.100!!! pic.twitter.com/RJ8M8QOpYF
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) August 23, 2023
COMEÇOU O CAMPEONATO MUNDIAL! 🔥🔥🔥
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) August 23, 2023
E começou desse jeito, com Geovanna Santos BOTANDO FOGO NO TAPETE em Valência, aqui na Espanha! 🥵💥🔝
31.800 na bola! pic.twitter.com/Gt3CjyfFJW
Para a definição de pódio, quase deram para as mesmas atletas repetirem seus feitos anteriores. Portanto, a alemã Varfolomeev conquistou seu segundo ouro no dia. Darja foi a segunda na classificação, melhorou para 35,800 sua apresentação final e ouviu o hino germânico pela segunda vez no dia.
Não só Darja, mas também Raffaeli repetiu o pódio com a prata. Anteriormente, a italiana foi terceira. Contudo, melhorou em quase um ponto, com 35,200 sua apresentação e fechou com o vice-campeonato. Por fim, não teve a húngara Pigniczki, mas teve a búlgara Stiliana Nikolova, que foi a melhor da primeira fase e terminou com o bronze, com 35,150.
Classificação geral
Com a definição de dois aparelhos, metade da competição do individual geral já foi. Restam os aparelhos de maça e fitas para somar as três melhores notas e descartar a pior apresentação. Também vale a busca de vaga olímpica. Para o somatório é contabilizado apenas a atuação na fase qualificatória de cada aparelho.
Por enquanto, Geovanna Santos ocupa a 13ª colocação, com 63,950 pontos, e Bárbara Domingos é a 20ª, com 61,900 pontos. A liderança está com a italiana Sofia Raffaeli, com 70,100 pontos. Na sequência, a búlgara Stiliana Nikolova soma 69,850 e a alemã Darja Varfolomeev fecharia o pódio, com 69,300 pontos.