Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Em dia fantástico, Brasil leva ouro no conjunto misto na Romênia

Em dia histórico com três medalhas, conjunto brasileiro leva ouro na série mista na Copa do Mundo de Cluj-Napoca

Conjunto do Brasil se apresenta na série mista que conquistou medalha de ouro na Copa do Mundo de ginástica rítmica
(Foto: Ricardo Bufolin)

Que dia para a ginástica rítmica brasileira! O país conquistou três medalhas na Copa do Mundo de Cluj-Napoca, na Romênia, neste domingo (16), sendo um ouro, uma prata e um bronze. O conjunto voltou a brilhar depois do bronze obtido na disputa geral, no dia anterior, e faturou o ouro na série mista e a prata nos cinco arcos, enquanto Barbara Domingos levou o bronze na fita. Geovanna Santos por pouco também não beliscou uma medalha, ficando em quarto lugar na bola. É a primeira vez que o Brasil vai quatro vezes ao pódio em uma única etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica.

O ouro do dia veio com o conjunto formado por Bárbara Galvão, Duda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges. Ao som de “Smile”, de Charles Chaplin, elas fizeram uma grandiosa apresentação na série mista (três fitas e duas bolas), cravaram os movimentos e receberam 31.700 para garantir o primeiro lugar na competição. A Itália levou a prata com 31.500, enquanto a Bulgária foi bronze, com 30.850.

Pouco antes, elas já haviam ficado com a medalha de prata nos cinco arcos. Ao som de uma versão de “I Wanna Dance with Somebody”, de Whitney Houston, a equipe cravou sua apresentação e levantou o público romeno, recebendo 34.450 de nota para levar a prata. A Itália foi ouro com 35.500, enquanto o México levou o bronze a 32.150.

Babi Domingos leva mais um bronze

Em seguida, foi a vez de Barbara Domingos brilhar. Ela fez uma bela apresentação na fita, ao som de “Bad Romance”, de Lady Gaga, e recebeu nota de 30.250, faturando a medalha de bronze. A alemã Darja Varfolomeev levou o ouro com 31.350, enquanto a búlgara Eva Brezalieva levou a prata, com 30.500. Foi o segundo pódio de Babi em uma Copa do Mundo neste ano, após o bronze na fita em Sófia, em abril.

Barbara Domingos em ação na disputa da fita na Copa do Mundo de Cluj-Napoca
Babi Domingos levou sua segunda medalha na Copa do Mundo (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Considerando o bronze na disputa geral do conjunto no dia anterior, o Brasil encerrou a Copa do Mundo de Cluj-Napoca com quatro medalhas: um ouro, uma prata e dois bronzes. É a primeira vez que um país fora do eixo Europa-Ásia vai ao pódio quatro vezes em uma única etapa de Copa do Mundo de ginástica rítmica.

E, por pouco, o Brasil não aumentou essa quantidade de medalhas. Isto porque Geovanna Santos participou de duas finais individuais neste domingo e ficou perto do pódio. A campeã nacional terminou em quarto lugar na bola, com 31.100, e em sétimo no arco, com 29.900. Ela teve um erro no fim de sua apresentação no arco.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Rítmica