Que dia para a ginástica rítmica brasileira! O país conquistou três medalhas na Copa do Mundo de Cluj-Napoca, na Romênia, neste domingo (16), sendo um ouro, uma prata e um bronze. O conjunto voltou a brilhar depois do bronze obtido na disputa geral, no dia anterior, e faturou o ouro na série mista e a prata nos cinco arcos, enquanto Barbara Domingos levou o bronze na fita. Geovanna Santos por pouco também não beliscou uma medalha, ficando em quarto lugar na bola. É a primeira vez que o Brasil vai quatro vezes ao pódio em uma única etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica.
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
O ouro do dia veio com o conjunto formado por Bárbara Galvão, Duda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges. Ao som de “Smile”, de Charles Chaplin, elas fizeram uma grandiosa apresentação na série mista (três fitas e duas bolas), cravaram os movimentos e receberam 31.700 para garantir o primeiro lugar na competição. A Itália levou a prata com 31.500, enquanto a Bulgária foi bronze, com 30.850.
ESQUEÇA TUDO!!! É OUROOOOOOO!!! 🙅🏻♂️ Que domingo foi esse pra Ginástica Rítmica do Brasil?! Ou melhor, que FINAL DE SEMANA FOI ESSE?! UOU!!! Com essa série LINDÍSSIMA de bolas e fitas, a nossa Seleção de Conjunto acaba de conquistar sua TERCEIRA MEDALHA SEGUIDA! O OURO!!!
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) July 16, 2023
🏆🇧🇷🔑 pic.twitter.com/usDUC0glfq
Pouco antes, elas já haviam ficado com a medalha de prata nos cinco arcos. Ao som de uma versão de “I Wanna Dance with Somebody”, de Whitney Houston, a equipe cravou sua apresentação e levantou o público romeno, recebendo 34.450 de nota para levar a prata. A Itália foi ouro com 35.500, enquanto o México levou o bronze a 32.150.
Babi Domingos leva mais um bronze
Em seguida, foi a vez de Barbara Domingos brilhar. Ela fez uma bela apresentação na fita, ao som de “Bad Romance”, de Lady Gaga, e recebeu nota de 30.250, faturando a medalha de bronze. A alemã Darja Varfolomeev levou o ouro com 31.350, enquanto a búlgara Eva Brezalieva levou a prata, com 30.500. Foi o segundo pódio de Babi em uma Copa do Mundo neste ano, após o bronze na fita em Sófia, em abril.
Considerando o bronze na disputa geral do conjunto no dia anterior, o Brasil encerrou a Copa do Mundo de Cluj-Napoca com quatro medalhas: um ouro, uma prata e dois bronzes. É a primeira vez que um país fora do eixo Europa-Ásia vai ao pódio quatro vezes em uma única etapa de Copa do Mundo de ginástica rítmica.
E, por pouco, o Brasil não aumentou essa quantidade de medalhas. Isto porque Geovanna Santos participou de duas finais individuais neste domingo e ficou perto do pódio. A campeã nacional terminou em quarto lugar na bola, com 31.100, e em sétimo no arco, com 29.900. Ela teve um erro no fim de sua apresentação no arco.