Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Brasil conquista a medalha de bronze na Copa do Mundo de Cluj-Napoca

Conjunto brasileiro conquista medalha de bronze na disputa geral da Copa do Mundo da Romênia

Conjunto do Brasil conquista bronze na disputa geral da Copa do Mundo de ginástica rítmica
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O Brasil conquistou a medalha de bronze na disputa geral por conjuntos da etapa de Cluj-Napoca da Copa do Mundo de ginástica rítmica, na Romênia. A equipe formada por Bárbara Galvão, Duda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges recebeu 30.100 pela apresentação na série mista, neste sábado (15), e acumulou 64.450, garantindo mais um pódio no circuito.

O conjunto vinha de um bom desempenho no primeiro dia da competição, quando ganhou 34.450 pela apresentação nos cinco arcos. A equipe aparecia em terceiro lugar na classificação e, neste sábado, se apresentou na série mista (três fitas e duas bolas) ao som de “Smile”. Apesar de pequenas inconsistências, que incluíram uma queda de uma fita, recebeu 30.100 dos juízes, a quinta maior nota da competição.

O Brasil acumulou 64.550, o suficiente para se manter na terceira colocação e, assim conquistar mais uma medalha de bronze. O país ficou a apenas três décimos a frente da Polônia, que terminou em quarto lugar, com 64.250. A Itália levou o ouro, com 70.050, enquanto a atual campeã mundial Bulgária foi prata, com 66.250.

Esta foi a terceira medalha do conjunto brasileiro em Copas do Mundo de ginástica rítmica no ano. Em março, a equipe também faturou um bronze na disputa geral da etapa de Atenas. Já na última semana, as brasileiras levaram o ouro na disputa dos cinco arcos na etapa de Portimão. O Brasil pode conquistar mais medalhas em Cluj-Napoca, já que disputará as duas finais por aparelhos deste domingo (16).

Mais finais

Ao todo, o Brasil disputará cinco finais na Copa do Mundo de Cluj-Napoca neste domingo. Além das disputas do conjunto, o país estará em três decisões individuais: duas com Geovanna Santos (arco e bola) e uma com Barbara Domingos (fita). Jojô já havia se garantido nas finais no dia anterior, enquanto Babi se classificou para a decisão da fita neste sábado.

Mas - Babi Domingos e duda alexandre Copa do Mundo de ginástica rítmica
Babi Domingos garantiu mais uma final na fita (Foto: Miriam Jenske/COB)

Babi se classificou para a final da fita ao ficar em sétimo lugar na classificatória do aparelho, com nota de 30.450. A italiana Sofia Raffaeli foi a líder, com 32.550. No mesmo aparelho, Geovanna Santos foi a 14ª, com 29.550. Já nas maças, nenhuma das brasileiras avançou. Barbara Domingos teve algumas falhas e marcou 28.550, ficando em 23º lugar, enquanto Jojô marcou 29.250 e terminou em 19º.

Pelo individual geral, a campeã brasileira Geovanna Santos acumulou 121.950 pontos e terminou em sétimo lugar. Já Barbara Domingos foi a 12ª, com 119.500. Um total de 53 atletas participaram da competição. Sofia Raffaeli levou o ouro com sobras, marcando 133.550. A búlgara Boryana Kaleyn foi prata com 130.850, enquanto a alemã Darja Varfolomeev ficou com o bronze, a 127.600.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Ginástica Rítmica