A ginástica rítmica do Brasil segue fazendo história mundo afora. Neste domingo (07), o conjunto formado por Maria Eduarda Arakaki, Victoria Borges, Giovanna Oliveira, Sofia Pereira, Nicole Pircio e Julia Kurunczi conquistou a medalha de ouro na disputa dos cinco arcos da Challenge Cup de Portimão, em Portugal. É um feito inédito para a modalidade no país.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A equipe brasileira chegou à final sem tanto favoritismo, após ser sétimo colocado na qualificatória dois dias antes. No entanto, as meninas brasileiras fizeram uma grande apresentação ao som de “I Wanna Dance With Somebody” e levaram o ouro. Elas marcaram 34.600 pontos, 0.150 a frente da Espanha, segunda colocada. Por fim, a Itália completou o pódio dos cinco arcos, com 33.800.
Esta é a primeira vez que o Brasil conquistou a medalha de ouro em uma etapa da Challenge Cup, competição de grande importância no cenário mundial da ginástica rítmica. Este mesmo conjunto brasileiro já havia conquistado a medalha de bronze na série mista (bolas e fitas) na Copa do Mundo da Grécia, em março deste ano.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Ainda neste domingo, Geovanna Santos ficou em sexto lugar na final da fita em Portimão, com 28.400. A vencedora foi a alemã Darja Varfolomeev, com 31.200. Embora não tenha participado da competição portuguesa, vale destacar que a brasileira Barbara Domingos conquistou duas importantes medalhas neste aparelho neste ano. Ela foi medalhista de ouro no Grand Prix de Thiais, na França, e bronze na Copa do Mundo de Sofia, na Bulgária.