8 5
Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Geovanna Santos e Babi Domingos fazem estreia no Mundial

Geovanna Santos e Bárbara Domingos se apresentam no arco e na bola no primeiro dia do Campeonato Mundial

Geovanna Santos Mundial de ginástica rítmica
Geovanna Santos foi o principal destaque brasileiro no primeiro dia do Mundial (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O Brasil estreou no Mundial de ginástica rítmica em Sofia, na Bulgária, nesta quarta-feira (14). Geovanna Santos e Bárbara Domingos fizeram boas apresentações no arco e da bola, mas não avançaram às finais dos aparelhos. Elas aparecem na 36ª e 45ª colocações do individual geral, respectivamente.

+ Gabriela Rocha segue na briga pelo pódio no Mundial de wrestling

Geovanna Santos marcou 27.850 no arco e 27.100 na bola – com um desconto de 0.300 por uma pequena falha. Ela ficou em 33º lugar e em 42º nas qualificatórias dos dois aparelhos e, assim, não avançou à final, já que apenas as oito melhores colocadas se classificam. No acumulado, a brasileira marcou 54.950, ficando na 36ª colocação.

Principal nome da ginástica rítmica brasileira nos últimos anos, Bárbara Domingos também teve uma boa estreia no Mundial. Ela cometeu alguns erros no arco e recebeu 24.500 (54º lugar geral), mas se recuperou na sequência e anotou 28.100 na bola (32º lugar geral). Ao todo, ela teve 52.600 pontos e iniciou sua participação no individual geral em 45º lugar.

Bárbara Domingos Mundial de ginástica rítmica
Babi Domingos fez uma bela apresentação na bola (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Vale destacar que Bárbara Domingos é dona do melhor resultado do Brasil em um Mundial de ginástica rítmica. Ela avançou no individual geral da edição do ano passado, realizada em Kitakyushu, no Japão. Na ocasião, encerrou sua participação em 17º lugar. Neste ano, a atleta ainda está em processo de recuperação por conta de uma cirurgia no quadril, que a deixou afastada das competições por dez meses.

Panorama do primeiro dia

A última classificada à final da bola foi a romena Andreea Verdes, com 30.700. A líder do aparelho foi a italiana Sofia Raffaeli, com 33.900. Já no arco, a búlgara Stiliana Nikolova foi a primeira colocada, com 34.150, enquanto a azeri Zohra Aghamirova terminou em oitavo lugar, com 30.850. No individual geral, a liderança é de Raffaeli, com 66.350. Vale destacar que Rússia e Belarus, duas das principais potências da ginástica rítmica, não participam deste Mundial por conta da Guerra na Ucrânia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Tanto Geovanna Santos quanto Babi Domingos voltam a competir nesta quinta-feira (15), pelas qualificatórias das maças e da fita. A partir de sexta-feira, será a vez do conjunto brasileiro entrar em ação.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Ginástica Rítmica