O Brasil se classificou para a final dos cinco arcos na Copa do Mundo de ginástica rítmica em Portimão, Portugal. O conjunto brasileiro fez sua estreia na temporada internacional e ficou em quinto lugar na qualificatória do aparelho, disputada nesta sexta-feira (27), com nota de 28.200. Ana Luisa Passos e Geovanna Santos competiram no individual.
+ Patrick Sampaio vai à final da barra fixa na Copa do Mundo de ginástica artística
Apenas dez conjuntos participam desta etapa de Copa do Mundo de ginástica rítmica, que é de nível Challenge. Destes, os oito melhores avançam às finais por aparelhos. O Brasil se classificou de forma confortável, recebendo 28.200 contra 22.650 de Portugal, o oitavo colocado. O líder dos cinco arcos foi Israel, com 33.700.
A final da disputa está programada para acontecer no domingo (29). Antes, neste sábado, o conjunto brasileiro ainda disputará a qualificatória das três fitas e duas bolas. Vale destacar que a competição é preparatória para o Pan-Americano de ginástica rítmica, que acontecerá em julho, no Rio de Janeiro.
Um dos grandes rivais do Brasil no continente, o México também está competindo em Portimão e fez uma grande apresentação nos arcos nesta sexta. Com 30.400, o país avançou à decisão com a terceira melhor marca.
Além do conjunto
Além do conjunto, o Brasil está representado na disputa individual da Copa do Mundo de Portimão por Ana Luisa Passos e por Geovanna Santos. Nesta sexta, foram disputadas as qualificatórias do arco e da bola. Geovanna recebeu 26.750 no arco e 28.400 na bola, tendo 55.150 pontos no total. Já Ana conseguiu 23.850 no arco e 24.850 na bola, com 48.700 no agregado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Tanto Geovanna Santos quanto Ana Luisa Passos não avançaram às finais individuais por aparelhos. O corte no arco foi 29.050, com Eva Brezalieva, da Bulgária. Já na bola, a letã Jelizaveta Polstjanaja foi a última classificada, com 29.450. Neste sábado, as ginastas do Brasil participarão das maças e da fita. As finais acontecem no domingo (29).