A pouco mais de um mês do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, que começa no dia 5 de julho, no Rio de Janeiro, o Brasil segue sua preparação a todo vapor. Já visando a competição, a seleção de conjunto participa, a partir desta sexta-feira (27), da Copa do Mundo Challenge, em Portimão, no sul de Portugal.
+ Flávia Saraiva desbanca Rebeca Andrade na final da trave no Troféu Brasil
Na sexta-feira, o Brasil entra na quadra para disputar a fase classificatória na série de cinco arcos. “Estamos trabalhando com força total para o Pan. Essa disputa em Portugal faz parte justamente da preparação para nossa competição-alvo deste primeiro semestre. As novas coreografias já estão prontas para serem executadas, mas é necessário testar e dar oportunidade às nossas ginastas de ter essa experiência competitiva”, diz a treinadora do conjunto, Camila Ferezin.
Nesta fase, nada melhor do que fazer as primeiras apresentações das novas séries em território familiar. Além de estar habituada a competir em Portimão, a seleção cumpriu uma parte importante de sua preparação olímpica em Sangalhos, no norte do país.
Nova etapa
Ainda segundo Camila Ferezin, o público poderá enxergar vários aspectos diferentes na dinâmica das apresentações do Brasil.
“Os conjuntos estão muito artísticos. A gente deu um foco nessa parte, que nós já valorizávamos desde sempre e que agora o código exige. Então temos a expectativa de que as meninas consigam desenvolver a coreografia para que todos entendam as mensagens que queremos passar. Para além disso, estamos fazendo dificuldades novas, de valor alto, além de colaborações também com alto grau de dificuldade”, explicou ela.
A treinadora do conjunto destacou também que as observações colhidas em Portimão serão valiosas para dar subsídio para decisões importantes que serão tomadas visando ao Pan. “A nossa prioridade é conseguir acertar as séries. As rotinas e as músicas são novas, estão muito difíceis, mas vamos com tudo, fazendo o nosso melhor para este momento. Agora é a hora de ver se vale a pena manter tudo como está para as próximas competições, avaliar o que pode sair, analisar o que não der certo”.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O conjunto brasileiro será composto por Bárbara Galvão, Beatriz Linhares, Deborah Medrado, Giovanna oliveira Silva, Maria Eduarda Arakaki e Nicole Pircio. Além delas, também competirão Ana Luísa Passos Neiva e Geovanna Santos da Silva, na disputa individual.