Bernardo Actos Miranda, uma das principais promessas para Tóquio 2020, foi o grande nome do primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de ginástica artística, que está sendo disputado em Sucre, na Bolívia. O mineiro de Sete Lagoas deixou para trás dois americanos para conquistar a medalha de ouro juvenil no individual geral, competição que soma as notas obtidas em todos os aparelhos.
Bernardo somou 82,150 contra 81,150 de Bennet Wang e 80,850 de Andrew Bitner, ambos dos Estados Unidos. Outro brasileiro, Diogo Soares terminou a prova na quinta colocação.
Na competição juvenil por equipes, o Brasil também brilhou e conquistou a medalha de prata. Representaram o país Bernardo Actos Miranda, Diogo Soares, Florêncio Rodrigues e Murilo Miguel de Souza. Eles somaram 241,645 e foram superados apenas pelos Estados Unidos, que ganhou o ouro com 243,500.
O primeiro dia do Pan-Americano teve também as classificatórias por aparelho da categoria adulto do masculino. Caio Souza, que foi reserva da equipe brasileira na Olimpíada do Rio, foi o destaque se classificando para a final com a melhor nota em dois aparelhos: 15,150 nas paralelas e 14,000 no cavalo com alças, que terminou com o compatriota Raphael Arakawa em segundo com 13,650. Ângelo Assumpção também está classificado para duas finais com o quinto lugar no solo e o segundo no salto.