Sem a presença de nenhum brasileiro, começou no último fim de semana a temporada 2017 da Copa do Mundo de Ginástica Artística. A primera etapa, disputada em Melbourne, começou com domínio da China, que levou para cada metade das medalhas de ouro em disputa.
Membro da equipe olímpica chinesa que esteve nos Jogos do Rio de Janeiro, Wang Yan levou o ouro no salto, enquanto os novatos Wu Guanhua e Zou Jingyuan dividiram o lugar mais alto do pódio nas argolas. Depois, Zou Jingyuan também conquistou o título nas barras paralelas. No feminino, Liu Tingting, que não disputou a Olimpíada por causa de uma lesão, ganhou o ouro nas barras assimétricas e na trave.
Dona da casa, a Austrália também teve motivos para comemorar em Melbourne. O país conquistou ao todo oito medalhas na primeira etapa de 2017 da Copa do Mundo de ginástica artística. Emily Little levou ouro no solo (em dobradinha com Georgia Godwin, que ficou em segundo lugar), prata no salto e bronze na trave de equilíbrio. Naomi Lee e Mizzen ganharam bronze, respectivamente, no solo e nas barras assimétricas. No masculino, prata para Cris Remkes no solo e Mitchell Morgans na barra.
O japonês Kenzo Shirai, medalha de ouro por equipes na Olimpíada do Rio de Janeiro, foi o ginasta mais premiado em Melbourne. Ele levou para casa nada mais do que quatro medalhas. Foi ouro no solo, no salto e na barra, além de ter ficado com a prata nas barras paralelas.
Campeã olímpica na barra de equilíbrio, a holandesa Sanne Wevers foi a primeira medalhista de ouro no Rio de Janeiro a voltar a competir. Em Melbourne, no entanto, ela não conseguiu vencer a chinesa Liu Tingting e ficou com a prata.
Confira os resultados da etapa de Melbourne da Copa do Mundo de ginástica artística:
Salto Feminino
1. Wang Yan, CHN
2. Emily Little, AUS
3. Naomi Lee, AUS
Barras Assimétricas
1. Liu Tingting, CHN
2. Luo Huan, CHN
3. Rianna Mizzen, AUS
Trave de Equilíbrio
1. Liu Tingting, CHN
2. Sanne Wevers, NED
3. Emily Little, AUS
Solo Feminino
1. Emily Little, AUS
2. Georgia Godwin, AUS
3. Liu Tingting, CHN
Solo Masculino
1. Kenzo Shirai, JPN
2. Mu Jile, CHN
3. Ferhat Arican, TUR
Cavalo com Alças
1. Krisztian Berki, HUN
2. Zou Jingyuan, CHN
3. Weng Hao, CHN
Argolas
1. Wu Guanhua, CHN, and Zou Jingyuan, CHN
3. Ibrahim Colak, TUR
Salto masculino
1. Kenzo Shirai, JPN
2. Chris Remkes, AUS
3. Wataru Tanigawa, JPN
Barras Paralelas
1. Zou Jingyuan, CHN
2. Kenzo Shirai, JPN
3. Ferhat Arican, TUR
Barra
1. Kenzo Shirai, JPN
2. Mitchell Morgans, AUS
3. Yusuke Saito, JPN