Nesta quinta-feira (28), o Brasil estreou no Campeonato Sul-Americano Juvenil e Infantil de ginástica artística em Assunção, no Paraguai. Na categoria infantil, as equipes masculina e feminina do Brasil levaram a medalha de prata. Já no individual geral masculino, Bryan Nascimento e Ryan Cordeiro foram ao pódio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O Sul-Americano Juvenil e Infantil tem disputa em três níveis (categorias de idade), além da categoria Juvenil FIG. Hoje o Brasil começou com os atletas do nível 2: 11 e 12 anos no feminino e 12 e 13 anos no masculino, equivalente à categoria infantil nas competições nacionais. No masculino, o time brasileiro composto por Brayan Nascimento, Pedro Barros e Ryan Cordeiro ficou em segundo lugar, com um total de 201.400 pontos. O Brasil ficou atrás apenas da Colômbia, que levou o ouro com 207.000. A Argentina completou o pódio com 195.600 pontos.
No individual geral, o campeão foi o colombiano David Alejandro Libreros, com um total de 70.500 pontos na soma de todos os aparelhos. Mas o Brasil conseguiu uma dobradinha na prova. Brayan Nascimento ficou em segundo lugar (70.000), enquanto Ryan Cordeiro foi o terceiro colocado (69.300). Brayan e Ryan também se classificaram para todas as finais por aparelho.
Equipe feminina leva a prata
Ana Paula Delgado, Brenda Faria, Yasmin Félix e Ana Júlio Araújo representaram o Brasil na competição infantil feminina. Na disputa por equipes, as quatro somaram 139.450 e ficaram em segundo lugar. A equipe do Brasil ficou apenas três décimos atrás da Argentina que levou o ouro com 139.750. A Venezuela garantiu a medalha de bronze com 133.750.
No individual geral, o Brasil ficou fora do pódio. Ana Paula ficou em quarto lugar, com 46.400, e teria levado o ouro se não fosse uma queda na trave. Brenda foi a quinta colocada com a mesma pontuação de Ana. A argentina Luz Victoria Mercau levou o ouro com 47.000 pontos, seguida pela venezuelana Mía Garcés, que teve 46.950. Eguenia Garcia, da Argentina, levou o bronze com 46.900 pontos na soma dos quatro aparelhos.
Nível 3
No nível 3 feminino (ginastas de 13 e 14 anos), o Brasil enviou uma equipe completa. Mas o regulamento da competição previa que ginastas de 14 anos que já tivessem competido na categoria Juvenil da Federação Internacional não poderiam participar do evento. Assim, Júlia Coutinho, Nicole Belo e Kauany Aquino competiram como hors-concours, enquanto apenas Sophia Santos era elegível a medalhas na categoria. A atleta terminou em sétimo lugar no individual geral com 45.400.