Nesta quarta-feira (6), aconteceu mais uma edição do Memorial Arturo Gander, competição tradicional de ginástica artística que acontece anualmente na Suíça. E dois brasileiros participaram do evento este ano. Caio Souza dominou a competição masculina no início, mas teve uma queda no sue último aparelho e terminou em terceiro lugar. Julia Soares também foi ao pódio, com a terceira colocação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O formato do Memorial Arturo Gander é um pouco diferente. Os atletas fazem um individual geral reduzido, com as mulheres fazendo três aparelhos e os homens se apresentando em quatro provas a sua escolha.
Caio Souza optou por competir nos seus quatro aparelhos mais fortes. Iniciando a competição nas argolas, ele teve uma prova muito limpa, com poucos erros de execução, para tirar 14.300. Em seguida, no salto, Caio fez um Dragulescu (reversão para frente com duplo mortal grupado com meia pirueta). Ele teve alguns passos na chegada, mas conseguiu evitar descontos maiores para tirar 14.350. Na terceira rodada, o brasileiro acertou sua prova nas barras paralelas, ganhando mais 14.350 pontos. Para fechar a competição, Caio Souza foi para a barra fixa. Ele fez uma boa prova, mas caiu na saída, tirando apenas 12.400. Assim, o brasileiro somou 55.400 pontos.
No masculino, o favorito ao ouro era o ucraniano Ilia Kovtun. Mas logo na segunda rodada, ele teve uma queda no cavalo com alças, o que comprometeu a sua pontuação total. Ele começou o evento com 14.450 no solo, 12.650 no cavalo e 14.500 no salto. Mas Kovtun deixou para o final sua melhor prova, as barras paralelas, aparelho onde ganhou a medalha de prata em Paris-2024. Com uma série impecável, o ucraniano tirou 15.500 para subir na classificação geral e terminar com um total de 57.100. O canadense Felix Dolci levou a medalha de prata com 55.850.
- Rio Grande do Sul e São Paulo levam títulos no TMB de Chapecó
- Ana Gomes garante única vitória dos brasileiros no Bahrein
- São Paulo recebe última etapa do Circuito BB Lab 2024
- Juliana Viana se diz ‘feliz e honrada’ com prêmio do COB
- Huertas brilha e coloca Tenerife nas oitavas de Champions
Julia também leva o bronze
Julia Soares começou a competição pela trave. Ela teve um desequilíbrio grande na sua sequência mista, mas conseguiu evitar a queda. Mesmo assim, a nota de execução da ginasta foi comprometida e Julia teve apenas 12.200 pontos. Em seguida, no solo, Julia Soares se redimiu com uma boa apresentação, cravando suas últimas duas acrobacias para tirar 13.350. Fechando sua participação, Julia fez um Yurchenko com pirueta no salto para ganhar 12.800. No total, a brasileiras somou 38.700 pontos para ficar com a terceira posição.
A vencedora da competição feminina foi a argelina Kaylia Nemour. A campeã olímpica das barras assimétricas fez uma ótima competição com 14.900 pontos nas barras, 13.750 na trave e 12.700 no salto, para terminar com um total de 41.350 Em segundo lugar ficou a alemã Karina Schönmaier, com um total de 38.950 pontos.