Um caso promete abalar o mundo da ginástica artística brasileira nos próximos dias. Nesta quinta-feira (25), Cleópatra Bezerra, mãe da ginasta Christal Bezerra, usou a conta do Instagram da filha para fazer um pronunciamento sobre o exame positivo de doping da atleta. Além de explicar como ocorreu a contaminação, Cleópatra relatou que Christal vinha passando por problemas psicológicos causados pela sua treinadora.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“A gente não havia se manifestado devido a muitas coisas que vinham acontecendo. Há mais de um ano e meio, ela vinha passando por depressão, ansiedade… Ela estava se automutilando, bulimia, não dormia, não comia e problemas hormonais porque ela tem 18 anos e não menstruava por causa da cobrança que ela passava da técnica dela”, disse Cleo.
- Promessas do tênis brasileiro estreiam no Australian Open Juvenil.
- Kauê pega 3 pênaltis e salva o Corinthians na Copinha
- Luana Silva faz história com título do Mundial Júnior de Surfe
- Luisa Stefani, ao lado de americana, é derrotada no AusOpen
- Osasco domina em ataques e vence Mackenzie pela Copa Brasil
No vídeo publicado, Cleo contou como Christal acabou se contaminando. Segundo a mãe da ginasta, ela e sua filha procuraram uma farmácia de manipulação após opiniões de nutricionistas e nutrólogos não satisfazerem a técnica.
“A gente não sabia mais o que fazer. Já tínhamos passado por milhões de nutricionistas, nutrólogos e nada era satisfatório para a técnica dela. Então, eu procurei uma farmácia de manipulação e comprei um composto. Conversei com a dona da farmácia, ela conversou com o farmacêutico e me garantiu que era 100% natural”, explicou.
Ultrapassando limites
Com o caso de doping, a mãe de Christal Bezerra contou que a ginasta perdeu todos os seus apoiadores. Além disso, relatou que a treinadora da atleta ultrapassou alguns limites, chegando a controlar decisões do cunho pessoal da vida de Christal.
“Um técnico, ele treina. Você tem que saber que o limite do técnico é quando acaba o treino. Um técnico não tem o direito de controlar a vida do atleta. Não tem direito de controlar a comida que ele come, nem pedir foto da comida que ele está comendo todos os dias e nem foto do peso do prato que ele está comendo no restaurante. Ele não tem o direito de controlar a vida do atleta nos finais de semana de folga dele. Ele não tem o direito de escolher com quem essa pessoa anda”, relatou em outro trecho.
Mais detalhes sobre o caso deve vir à tona nesta sexta-feira (27), quando uma entrevista exclusiva da Cleo para o jornalista Fredy Junior deve ir ao ar no YouTube.
Sobre Christal
Christal Bezerra está cumprindo um gancho de quatro anos após ser constatada a presença das substâncias hidroclorotiazida, Clorotiazida e ACB em seu teste feito em maio de 2023. A suspensão da atleta de 18 anos deve seguir até o ano de 2027.
Christal Bezerra surgiu como um dos novos talentos da ginástica artística brasileira. Ela integrou a seleção brasileira que conquistou o sétimo lugar no Mundial Júnior de 2019. Em sua estreia na seleção adulta com apenas 16 anos, em 2022, levou três medalhas no Campeonato Pan-Americano. A primeira foi de ouro por equipes ao lado das medalhistas olímpicas de Paris Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira e Julia Soares. Além disso, faturou pratas nas barras assimétricas e no solo.
A treinadora
Beatriz Fragoso é provavelmente a treinadora da qual a mãe de Christal Bezerra está se referindo. Com apenas 32 anos, Beatriz integra o corpo técnico do Esporte Clube Pinheiros e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O Olimpíada Todo Dia procurou a técnica para falar sobre o caso, mas não obteve resposta até o fechamento desta notícia.