O ginasta brasileiro Caio Souza está de volta no topo das Américas. Nesta sexta-feira (24), aconteceu a final masculina do individual geral do Campeonato Pan-Americano de ginástica artística em Santa Marta na Colômbia. Caio ficou com a medalha de ouro, levando o seu terceiro título continental na prova. O chileno Luciano Letelier e o argentino Santiago Mayol completaram o pódio. O Brasil ainda teve Diogo Soares na final que ficou em sexto lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Caio Souza começou a final pelo solo, onde apesar de um erro em uma de suas linhas acrobáticas, fez uma boa prova, tirando nota 13.200. Em seguida, o ginasta foi para o cavalo com alças, passando sem sustos no seu aparelho mais fraco, somando 12.633 pontos, e melhorando em relação à qualificatória onde tinha caído na prova. Nesse ponto da final, Caio Souza estava em terceiro lugar. Mas seus melhores aparelho vinham na sequência, com o ginasta tirando 13.967 nas argolas e 14.100 para seu Dragulescu (duplo mortal grupado para frente com meia volta) no salto. Nas barras paralelas, Caio tirou 13.867, enquanto na barra fixa foram 13.367 pontos.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
No total, Caio Souza terminou a competição com 81.134 pontos na soma dos seis aparelhos. Esse é o terceiro título do ginasta de Volta Redonda no individual geral do Campeonato Pan-Americano após os ouros de 2021 e 2022. Caio ainda foi o campeão da prova nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, no Peru. O pódio desta sexta-feira ainda teve o chileno Luciano Letelier em segundo lugar, com 79.233, e o argentino Santiago Mayol na terceira posição, com 78.566 pontos.
Diogo tem quedas e fica longo de pódio
Diogo Soares também participou da final, após se classificar em segundo lugar nas eliminatórias. Mas na final, o piracicabano não conseguiu repetir o desempenho do primeiro dia da competição. Diogo caiu no meio da prova de cavalo com alças (11.933) e teve um prova desastrosa nas barras paralelas (11.400) com vários erros grande de execução e uma queda. Suas melhores provas foram no salto, onde apresentou seu novo Tsukahara com dupla pirueta (13.700) e no solo (13.333) Ele terminou com um total de 76.732 pontos e a sexta colocação.
A dupla brasileira volta a competir no domingo (26) nas finais por aparelho do Campeonato Pan-Americano. Caio Souza compete no solo, argolas, salto, paralela e barra fixa, enquanto Diogo Soares vai em busca das medalhas no cavalo com alças, barras paralelas e barra fixa.