Nesta quarta-feira (22), aconteceu o primeiro dia de disputa do Campeonato Pan-Americano de ginástica artística em Santa Marta, na Colômbia. O Brasil foi o grande destaque do dia, levando o ouro na disputa por equipes tanto nos dois naipes. No masculino, a seleção brasileira superou Colômbia e Argentina para ir ao pódio, enquanto o time feminino foi melhor que Canadá e México para terminar em primeiro lugar.
Com pouco tempo até os Jogos Olímpicos, vários países não mandaram força máxima na competição. No masculino, o Brasil competiu com Diogo Soares, Caio Souza, Tomás Rodrigues, Patrick Correa e Lucas Bittencourt. Apesar de rotações fracas no solo e no cavalo com alças, somando duas quedas em casa aparelho. Mas com um bom desempenho no resto da competição, com Caio e Diogo conseguindo várias notas acima dos 14 pontos, o time do Brasil terminou em primeiro lugar com um total de 241.067. A Colômbia levou a prata com 235.266, enquanto o bronze foi para a Argentina, com 235.234.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na competição feminina, o Brasil teve Andreza Lima, Hellen Silva, Carolyne Pedro, Luiza Abel e Gabriela Barborsa. Apesar de algumas quedas na trave e no salto, o time brasileiro compensou com boas séries nos outros aparelhos. Destaque para o desempenho de Andreza na trave e Carol nas assimétricas. Ambas tiraram suas maiores notas nos aparelhos em competições internacionais neste ciclo. Ao final, o Brasil conseguiu 153.334 pontos, superando os 150.433 do Canadá. O México completou o pódio em terceiro lugar com 150.100.
Os finalistas
Na sexta-feira (24), acontecem as finais do individual geral do Pan-Americano. No masculino, Caio Souza se classificou em primeiro lugar, com 82.367, seguido por Diogo Soares, com 81,667. Já no feminino, Andreza Lima foi a segunda colocada com 51.966, enquanto Gabriela Barbosa avançou na quinta posição, com 49.701 pontos.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
As finais por aparelho do Campeonato Pan-Americano serão no domingo. Caio compete no solo, argolas, salto, paralelas e barra fixa, enquanto Diogo está classificado no cavalo com alças, paralelas e barra fixa. No feminino, Andreza Lima avançou para as finais de solo e trave. Helen Silva avançou no solo, enquanto Gabriela Barbosa se classificou na trave. Por fim, Carolyne Pedro e Luiza Abel disputarão a final das barras assimétricas.