O Brasil garantiu quatro finais no primeiro dia da Copa do Mundo de ginástica artística, em Antalya, na Turquia, nesta sexta-feira (29). Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira avançaram nas barras assimétricas, enquanto Diogo Soares se classificou no solo e nas argolas. As disputas por medalha acontecerão no domingo (31), a partir das 08h (horário de Brasília).
- Ryan Francisco brilha e São Paulo vence Cruzeiro na Copinha
- Hugo Calderano é destaque do Ochsenhausen contra o Dortmund
- Corinthians x Vasco – Quartas de final da Copinha: onde assistir
- Palmeiras x Grêmio – Quartas de final da Copinha: onde assistir
- Após Basel, Yuri Mansur conquista mais um prêmio na Europa
A campeã olímpica Rebeca Andrade fez sua estreia na temporada com uma boa apresentação nas barras assimétricas. Ela marcou 14.700, com 6.2 de dificuldade, e ficou em segundo lugar na qualificatória, atrás apenas da chinesa Yang Fanyuwei, que anotou 14.800 (6.4 de dificuldade). Ainda nesta prova, Lorrane Oliveira recebeu 13.600 por sua série com nível de dificuldade 5.5 e terminou na sexta colocação.
COMEÇOU, hein?! A Copa do Mundo de Ginástica Artística de Antalya, na Turquia 🇹🇷 teve seu dia ☝🏻 de classificatórias com a participação em massa dos brazucas! 🇧🇷
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) March 29, 2024
↪️ No feminino Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira competiram assimétricas! Rebeca conquistou 14.700 e Lorrane 13.600!!… pic.twitter.com/sPzyaFS5oK
Um total de 32 atletas participaram da qualificatória das barras assimétricas na Copa do Mundo de Antalya, sendo que somente as oito primeiras colocadas se garantiram na final. A argelina Kaylia Nemour, vice-campeã mundial neste aparelho, estava inscrita, mas não competiu. A última classificada à decisão foi a sul-africana Caitlin Rooskrantz, com 13.400.
Diogo Soares pega duas finais
Entre os homens, o único representante brasileiro na competição turca é Diogo Soares. Décimo colocado no individual geral no Mundial do ano passado, ele está inscrito nos seis aparelhos da Copa do Mundo e participou de três deles nesta sexta-feira. O paulista de 21 anos avançou à final do solo e das argolas, e teve uma queda no cavalo com alças, sendo eliminado.
E temos mais final confirmada na Copa do Mundo de Ginástica Artística de Antalya, na Turquia 🇹🇷! 🇧🇷💫
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) March 29, 2024
↪️ No masculino Diogo Soares competiu três aparelhos hoje: Cavalo com Alças (11.900), solo (13.700) e argolas (13.000)! Ele alcançou final no solo e nas argolas, ambas na 7️⃣… pic.twitter.com/BA9lO44sA7
Diogo anotou 13.700 (5.4 D) no solo e ficou em sétimo lugar. O líder do quali foi o turco Ahmet Onder, com 14.650. Nas argolas, o brasileiro marcou 13.000 (5.0 D), sendo também o sétimo colocado. O também turco Adem Asil liderou o aparelho, com 14.750. Já no cavalo, Diogo teve uma queda e recebeu apenas 11.900 (6.0 D), terminando em 21º lugar entre 24 atletas que competiram.
Diogo Soares voltará a competir neste sábado (30), a partir das 09h (horário de Brasília), nas qualificatórias das barras paralelas, barra fixa e salto. Jade Barbosa (solo), Flávia Saraiva (trave e solo) e Lorrane Oliveira (trave) também competirão neste sábado. As finais da Copa do Mundo de ginástica artística de Antalya ocorrerão no domingo, a partir das 08h (hora de Brasília).